Geral

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo racista nas eleições

10/01/2019

A Universidade Presbiteriana Mackenzie expulsou o aluno de direito Pedro Baleotti, que publicou vídeo nas redes sociais em outubro do ano passado dizendo que queria encontrar “vagabundos com camiseta vermelha” e que “a negraiada” ia morrer. A assessoria de imprensa do Mackenzie confirmou ao jornal O Estado de S. Paulo a expulsão na tarde desta quinta-feira, 10.

Em nota, a instituição informou que todos os trâmites da expulsão foram cumpridos. “O aluno foi expulso e receberá todos os documentos quanto aos créditos cumpridos. A instituição não coaduna com atitudes preconceituosas, discriminatórias e que não respeitam os direitos humanos”, diz a nota.

No vídeo que viralizou, publicado durante as eleições 2018, Pedro afirmava que estava indo votar “armado com faca, pistola, o diabo, louco pra ver um vadio vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo”. “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer, vai morrer, é capitão, c…!”, disse, quando apontava para dois jovens em uma moto.

Na ocasião, Baleotti também foi demitido do escritório de advocacia onde fazia estágio após os proprietários verem o vídeo. Ele concedeu uma entrevista à TV Globo em que se desculpava. “Só queria pedir perdão pelos sentimentos que eu causei nas pessoas que se sentiram até ameaçadas pela contundência do meu áudio aí completamente infeliz”.

Clique aqui

Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.