Geral

Incra doa área à Prefeitura de Maceió para construção de sistema viário

09/01/2019
Incra doa área à Prefeitura de Maceió para construção de sistema viário

Em ato realizado nesta terça-feira (8), na sede da Prefeitura de Maceió, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fez a doação de uma área ao município, a ser destinada à construção da Ecovia Norte, um novo sistema viário na capital alagoana, que irá interligar a região do Benedito Bentes ao bairro Guaxuma .

O superintendente do Incra em Alagoas, Wilson César Lira; o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; o secretário de Infraestrutura do município, Ib Breda; e representantes do Projeto de Assentamento (PA) Vida para Cristo/Provisão, por onde parte da Ecovia Norte irá atravessar, assinaram o termo de doação da área.

A área doada pelo Incra corresponde a três hectares. Essa faixa de terra fica na borda do assentamento. Laudo elaborado por técnicos do órgão concluiu que a cessão da área não representa empecilho para que as famílias desenvolvam suas atividades produtivas na área remanescente. Ao todo, o assentamento possui 81 hectares. Incra e Prefeitura de Maceió, a partir de agora, irão realizar procedimentos administrativos para efetivar o desmembramento da área doada.

O termo de doação foi elaborado mediante acordo entre o Incra, a Prefeitura e representantes do assentamento. O superintendente César Lira ressalta as contrapartidas assumidas pela Prefeitura: construção de um galpão – próximo da Ecovia -, onde funcionará a central de comercialização dos produtos oriundos do assentamento, conforme projeto aprovado pelo Incra; melhoria da drenagem na agrovila e do acesso do assentamento; pavimentação e construção de meio fio e linha d’água da principal via de acesso ao assentamento, além de melhoria da iluminação.

A presidente da associação representativa do PA Vida para Cristo/Provisão, Maria Luíza dos Santos, destaca que a obra, além de facilitar o deslocamento para a parte baixa de Maceió, abre a perspectiva de mercado para as famílias, a partir do galpão para a comercialização de produtos às margens da estrada. O assentamento possui 23 famílias.

Com a assinatura do termo de doação, o Incra destrava um dos gargalos para o prosseguimento da obra por parte da Prefeitura de Maceió, cujo objetivo é implantar uma rota alternativa e importante aos moradores da região do Benedito Bentes, interligando à parte baixa da cidade e à rodovia de acesso ao litoral norte do estado.