Geral

França: polícia usa gás lacrimogêneo em protesto de coletes amarelos

05/01/2019

As forças de segurança da França dispararam bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes durante uma marcha pelo centro de Paris neste sábado. Milhares de apoiadores do movimento de coletes amarelos mantinham a pressão sobre o presidente Emmanuel Macron na primeira manifestação de 2019.

A marcha, no oitavo sábado consecutivo de protestos de coletes amarelos, foi declarada com antecedência e aprovada, em contraste com algumas manifestações ilegais de dezembro que degeneraram em vandalismo, saques e caos.

A atmosfera foi calma na maior parte do tempo, mas ficou mais tensa quando alguns manifestantes tentaram atravessar o rio Sena em uma ponte para pedestres fora da rota oficial da marcha, que ia da Prefeitura para a Assembleia Nacional. A polícia usou bastões e gás lacrimogêneo para conter manifestantes e restringiu a passagem pela ponte, e a violência eclodiu.

Motos e carros foram incendiados no Boulevard Saint Germain e barricadas foram montadas no meio da rua e incendiadas, e a polícia de choque e os bombeiros entraram no local. Um restaurante em um barco atracado na margem esquerda do Sena pegou fogo.

Alguns confrontos entre polícia e manifestantes ocorreram em outras cidades da França, com disparo de gás lacrimogêneo também em Bordeaux e em Rouen.

Não foram divulgados números oficiais sobre o número de manifestantes em Paris ou em toda a França. A rede BFMTV, citando várias fontes policiais, estimou o número de manifestantes na capital francesa no meio da tarde em 3.500. Fonte: Associated Press.

Autor: AE
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.