Geral

Fernando Tourinho incentiva proximidade da OAB com o Judiciário

29/01/2019
Fernando Tourinho incentiva proximidade da OAB com o Judiciário

Presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), o arapiraquense Nivaldo Barbosa Júnior

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, prestigiou a posse do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), o arapiraquense Nivaldo Barbosa Júnior, na noite desta segunda-feira (28), no Centro de Convenções de Maceió. A solenidade de posse contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, assim como de outras autoridades do Estado.

Na ocasião, Tourinho destacou a importância de ter a OAB próxima à Justiça estadual, para o desenvolvimento de um trabalho integrado em Alagoas. “Se a advocacia e a magistratura estiverem falando a mesma língua, todos ganham, porque os serviços serão mais rápidos. Quando há uma quebra dessa interlocução, quando há uma divergência, um atrito, todos perdem. Daí a importância de termos uma pauta conjunta, para que possamos oferecer o melhor serviço à sociedade”, comentou.

Em novembro de 2018, Nivaldo e seu vice, o advogado Vagner Paes Cavalcante Filho, concorreram pela Chapa 01 – OAB Unida, e foram eleitos com 3.240 votos. O novo presidente, que assume a OAB durante o triênio 2019-2021, destacou o papel do órgão junto à Justiça estadual. “Quando todos nós estivermos puxando a corda para um lado só, o Judiciário, o Ministério Público e toda a sociedade, nós só temos a ganhar com isso”, comentou.

O presidente da OAB também falou das expectativas para a criação de um Comitê de Justiça, projeto pioneiro nacionalmente, que tem o objetivo de fortalecer o Judiciário e oferecer um melhor serviço à sociedade.

“Uma iniciativa histórica que vai permitir que nós possamos apresentar as deficiências, fazer o diagnóstico e apresentar soluções concretas para os problemas que todos nós vivenciamos. A ideia é que todos possam construir em conjunto as soluções da máquina da Justiça. Estamos à disposição para contribuir, para colaborar”, disse.

Em seu discurso de despedida, a advogada Fernanda Marinela, mulher pioneira como presidente, agradeceu aos colegas de profissão, aos amigos e familiares e destacou os avanços da OAB durante o triênio em que esteve presidente do órgão. “Entrego a Ordem em ordem, dei o máximo que poderia dar de mim”, disse.

Fernanda Marinela também desejou boa sorte ao novo presidente da OAB. “A caminhada não é fácil, mas eu tenho certeza que você tem todos os elementos para fazer uma grande gestão, para fazer história e para deixar a OAB cada vez melhor. Você é a pessoa certa para aproveitar o que nos deixou Thiago Bomfim, renovando a nossa advocacia, avançando com a minha gestão, e agora fazendo história com o seu trabalho”.

Também foram empossados o vice-presidente, Vagner Paes; o secretário-geral, Leonardo de Moraes; a secretária-geral adjunta, Cláudia Medeiros; e a diretora tesoureira, Marié Miranda. Os novos diretores da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas: o presidente Ednaldo Maiorano; o vice-presidente, Márcio Rocha; o secretário-geral, Daniel Martiniano Dias; o secretário-geral adjunto, Victor Pontes Omena; e a diretora-tesoureira, Thaisa Gameleira.

Conselheiros Federais e Seccionais e Diretoria das seis Subseções em Alagoas também foram diplomados. A nova diretoria assumiu a instituição no dia 1º de janeiro após a posse administrativa, realizada na sede da instituição, em Jacarecica.