sábado, 21 de setembro de 2019

Notícias

In:

Com número de leitos triplicado, HE do Agreste cria Comissão de Doação de Órgãos

Por Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está oferecendo um novo serviço para ajudar a salvar mais vidas no interior de Alagoas. Com a triplicação do número de leitos, a partir de agora, a unidade hospitalar – referência regional no atendimento a vítimas de traumas de média e alta complexidade – está se organizando para poder contar com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

Para isso, a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, Regiluce Santos, autorizou na segunda-feira (14), a publicação da portaria 001/2019, instituindo a comissão formada por equipe multiprofissional. Ela é composta pelos médicos Eronildo Cavalcante e Ronaldo Barbosa; enfermeiras Camila Ferro e Andrea de Lima; assistentes sociais Fernanda Moreira e Rodrigo Barbosa e a psicóloga Lúcia Vanda.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no Hospital de Emergência do Agreste será viabilizada com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Central de Transplantes do Estado. “O hospital está habilitado e segue, agora, todas as normas estabelecidas, incluindo a expansão dos leitos de internação e de UTI, como também a qualificação e capacitação da equipe”, afirmou Regiluce Santos.

Ainda de acordo com a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, a comissão terá, entre outras atribuições, a tarefa de detectar possíveis doadores e viabilizar o diagnóstico preciso de morte encefálica. A comissão também será responsável por adotar todos os procedimentos para o transplante em articulação com a Central de Transplantes de Alagoas.

Exigências para implantação

O Ministério da Saúde determina que todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos, com mais de 80 leitos, devem instalar a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Até o ano passado, por não dispor do número de leitos preconizado, o Hospital de Emergência do Agreste estava impossibilitado de implantar a comissão.

Inaugurada em julho do ano passado, com a presença do governador Renan Filho, do vice-governador Luciano Barbosa e do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a obra de expansão possibilitou a triplicação do Hospital de Emergência do Agreste. Com isso, a capacidade foi ampliada de 40 para 120 leitos, incluindo os de UTI, que passaram de sete para 21.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com