Geral

Sucesso de público: Diteal tem mais de 30 mil visitantes em teatros e exposições

28/12/2018
Sucesso de público: Diteal tem mais de 30 mil visitantes em teatros e exposições

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) chega a mais um final de ano cheia de motivos para comemorar. Em 2018, os teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, além do Complexo Cultural Teatro Deodoro, mantiveram calendário intenso de atividades e com sucesso de público nos mais diversos projetos, entre teatro, dança, música e artes visuais. Mais de 30 mil pessoas visitaram os equipamentos culturais administrados pela Diteal, entre alagoanos e turistas. Desse total, mais de 10 mil foram estudantes da rede pública de ensino.

A diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf, fez uma análise positiva do trabalho realizado pela instituição: “O ano de 2018 foi muito exitoso para a arte e a cultura de Alagoas. Tivemos, mais uma vez, um calendário intenso de atividades, com editais abertos com boas oportunidades para os artistas e grupos locais, além dos nossos projetos e eventos comemorativos que sempre contemplam a produção alagoana”.

“Avançamos, também, na formação de plateia e na aliança importante entre a cultura e a educação com a presença de alunos da rede pública de ensino nos nossos equipamentos. Vamos seguir trabalhando para que 2019 também seja um ano positivo, de conquistas para a nossa arte e cultura. Agradecemos aos nossos parceiros, artistas, escolas e instituições que estiveram presentes e ao público em geral. Esperamos contar com todas e todos neste ano que se inicia”, disse Sheila Maluf.

A programação começou com as celebrações do Dia Alagoano do Teatro, com uma semana de espetáculos. Depois, foi a vez de abrir o principal projeto da casa: o Teatro Deodoro é o Maior Barato, que esteve em sua 19ª edição oferecendo espaço aos artistas e grupos locais no principal palco do estado e promovendo o acesso do público à arte e à cultura por um preço acessível. Foram 50 grupos inscritos no edital. O projeto recebeu um público de mais de 7 mil pessoas em 22 apresentações de espetáculos teatrais, dança e música popular e erudita.

O aniversário de 46 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, foi celebrado em grande estilo com a segunda edição da Mostra Alagoana de Cultura Hip-Hop. Após o aniversário, a Diteal deu início à 14ª edição do projeto Quinta no Arena, que recebeu mais de 50 propostas em seu edital. Foram 20 espetáculos de artistas e grupos alagoanos nas categorias teatro, dança, palhaçaria e música popular e erudita. Além da casa cheia, com mais de 3 mil espectadores no total, o projeto foi marcado por uma bela união entre os artistas, que prestigiaram as apresentações uns dos outros.

No Complexo Cultural Teatro Deodoro foram realizadas dez exposições na galeria de artes visuais, onde mais de 10 mil pessoas contemplaram as obras expostas. Duas exposições continuam em cartaz até 10 de fevereiro de 2019, as dos artistas Violeta Plech e Chico Viveiros, ambas com curadoria de Fredy Correia. As mostras podem ser visitadas de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas-feiras, das 8h às 20h; e aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições podem agendar a visita guiada pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].

No Café da Linda, no Teatro Deodoro, foram promovidas oito exposições. Além delas, a mostra Sentimento que Flui, do artista Alexandre Castela, permanece aberta até 21 de janeiro de 2019 e pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 14h às 18h. Em dias de eventos no Teatro Deodoro, a visitação vai até o horário de encerramento do espetáculo.

De acordo com o artista e curador Fredy Correia, que acompanha atentamente as atividades relacionadas às artes em Alagoas, pelo Brasil e no mundo, a Diteal foi a instituição que mais promoveu as artes visuais no estado com sua galeria no Complexo Cultural e no Café da Linda, tendo uma média de 2,5 exposições simultâneas no ano.

Ainda no Complexo Cultural Teatro Deodoro, foi realizado o projeto Quartas Eruditas, realizado há quatro anos por meio de uma parceira entre a Diteal e o Instituto de Cultura Ero Dictus. A Camerata Ero Dictus apresentou concertos didáticos na última quarta-feira de cada mês, durante o ano letivo, para alunos da rede pública de ensino, pessoas assistidas em projetos sociais e público em geral. Foram oito concertos, totalizando público de mais de 2 mil pessoas.

 Outra ação importante com o objetivo de formação de plateia e promoção da música erudita foi o projeto Quinta Sinfônica, que ofereceu concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em uma parceria da Diteal com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Ufal. Mais de 2,5 mil pessoas marcaram presença nos seis concertos apresentados ao longo de 2018.

Um marco na cultura do estado, os 108 anos do Teatro Deodoro, patrimônio cultural de Alagoas, foi celebrado com uma semana de espetáculos locais e nacionais. “Manter na grade da Diteal, por mais um ano, todos esses projetos nos faz compreender que trabalhar formação de plateia é um exercício contínuo, que democratizar a ocupação de dois dos mais importantes palcos do estado com produção artística alagoana, além do Complexo Cultural Teatro Deodoro, é fomento, investimento e ferramenta para aprimoramento técnico e artístico de forma permanente, o que traz maturação aos nossos produtos”, afirmou o gerente Artístico e Cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

“Valorizar nossos artistas é das mais nobres missões para nossa existência institucional. O palco é nobre, a plateia é mágica. Perpetuar esse encontro é oferecer extrema possibilidade para uma sociedade se reconhecer e ampliar seus horizontes”, complementou.