Geral

Seduc promove pré-matrícula na Grota da Macaxeira nesta quinta e sexta-feira

12/12/2018

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), pré-matrículas para alunos novatos de 2019 na Grota Nosso Senhor do Bonfim, conhecida como Grota da Macaxeira, situada no bairro Chã da Jaqueira. Na quinta, a ação acontece no turno vespertino e na sexta, pela manhã. Também serão feitas as inscrições para o Supletivo Online para conclusão do Ensino Fundamental. O ponto de atendimento será perto do terminal de ônibus, em frente à Associação de Moradores.

A iniciativa surgiu com a proposta de ajudar a população que não tem acesso a computadores e internet, além de atrair mais alunos para a rede estadual. Ely Quintella, gerente de Apoio à Gestão Escolar, afirma que a ação também aconteceu ano passado na comunidade, trazendo uma oportunidade a mais para os moradores efetuarem a pré-matrícula, garantindo o ensino das crianças e adolescentes do local.

“A ação foi criada com o intuito de garantir a educação de todas as crianças em idade escolar. Para isso, daremos o suporte necessário à comunidade que não tem acesso ao sistema de matrículas. Tendo em vista que a Seduc estabelecerá contato direto com os pais e responsáveis, a ação aproxima a comunidade da escola e atrai mais alunos para as salas de aula. A escolha da Grota da Macaxeira se deu por ser uma comunidade que necessita de apoio e por existirem muitas crianças em idade escolar”, relata a gerente.

Iniciadas no dia 5 deste mês, as pré-matrículas da rede estadual para o ano letivo 2019 acontecem até sexta-feira (14). Por meio do endereço eletrônico http://www.matriculaonline.al.gov.br/, pais e responsáveis podem matricular candidatos ao 1º e 6º ano do Ensino Fundamental e 1a série do Ensino Médio.

Supletivo Online

Durante a ação na Grota da Macaxeira, também poderão ser realizadas as as inscrições para o Supletivo Online, realizado pela Seduc, para quem deseja concluir o Ensino Fundamental. A avaliação é voltada para cidadãos acima de 15 anos que desejam dar continuidade aos estudos.

O supletivo consiste em provas presenciais, em locais determinados pelas Gerências Regionais de Ensino (Geres), nas quais os candidatos testarão seus conhecimentos nas áreas de linguagem, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Depois da ação, as inscrições seguem de forma presencial nas Geres de todo o Estado até o dia 17 deste mês. As avaliações acontecem nos dias 20 e 21 de dezembro.