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O que você precisa saber sobre Inbound Marketing: conceito, elementos e processo completo

06/12/2018

Inbound Marketing ou marketing de atração é um conjunto de técnicas que visam atingir nossos clientes em potencial de forma não intrusiva e interromper o mínimo possível.

Sua filosofia é que a marca ou empresa é encontrada pelos clientes, não é vendida diretamente, mas é dada a oportunidade de adquirir algo.

Assim sendo, se você já está estabelecido no mercado ou se ainda está a pensar no nome da sua empresa, é importante que conheça esta estratégia.

O que se pretende com este tipo de marketing é:

O aumento do tráfego qualificado no nosso site.

Aumente a taxa de conversão de tráfego para leads.

Maior taxa de conversão de leads que cria novos clientes.

Melhoria da reputação online da marca ou empresa.

Em resumo, cada empresa que trabalha com o Inbound Marketing deseja capturar leads que, com o tempo, se tornem clientes.

Mas sem ter chegado a eles, interrompendo-os de forma intrusiva. Neste caso o usuário para com os seus próprios interesses e necessidades, irá alcançá-los.

Técnicas de inbound marketing que precisa conhecer

A verdade é que existem inúmeras técnicas que precisa considerar de forma a poder tirar o melhor proveito desta estratégia.

Assim sendo, de seguida iremos dar-lhe algumas dicas de como pode começar.

1 – Marketing de Conteúdo

Você precisa criar um conteúdo que seja de interesse para o público-alvo.

Essas informações são coletadas em diferentes formatos, como guias para download, postagens em blogs, tutoriais em vídeo, infográficos, podcasts …

2 – Posicionamento SEO

Tarefa obrigatória para qualquer site da empresa, uma vez que nos permite alcançar melhores resultados nos motores de busca.

Desta forma, a marca ganha mais visibilidade e gera mais tráfego para a web.

3 – Marketing de mídia social

Devemos nos concentrar em capturar leads qualificados que posteriormente se tornem clientes.

Para fazer isso, precisamos usar as redes sociais para divulgar melhor o conteúdo, já que são plataformas facilmente acessíveis para os usuários, as tornam mais populares e criam uma comunidade em torno da marca.

As redes sociais são plataformas relativamente baratas para realizar campanhas de marketing.

4 – Geração de leads
Consiste no uso de quaisquer meios para a realização de estratégias de marketing ou publicidade cujo objetivo é que as visitas à web se tornem leads.

Pode ser através de SEO, marketing de conteúdo e redes sociais… que direcionam o usuário para landing pages que capturam sua atenção e deixam seus dados após obterem conteúdo que foi definido nas técnicas de marketing de conteúdo.

5 – Pontuação de leads

Consiste na criação de estratégias que nos permitem rastrear a atividade e a conduta dos leads quando eles navegam no site. Desta forma, podemos analisar o nível de interesse que leva em produtos ou serviços.

Em resumo, é uma avaliação de oportunidades de negócios.

Existem várias ferramentas que podem ajudar a executar essa tarefa que, caso tenhamos grandes volumes de leads, será difícil avaliar tanta informação: Hubspot, Eloqua, Pardot e Marketo.

6 – Nutrição de leads

É uma técnica cujo propósito é que um lead amadureça e se torne um comprador ao longo do tempo.

Após capturá-lo, deve ser mantido, informado e vinculado à empresa. Desde o momento em que o pegamos até que ele tome a decisão de fazer a compra, quando então se torna um cliente.

O sistema seguido é geralmente o email marketing, enviando newsletters e newsletters personalizadas com ofertas e links com documentos interessantes para download.

Alguns fatos interessantes sobre o Inbound Marketing

Em abril passado, a Hubspot apresentou o Relatório Anual sobre o status do Inbound Marketing. Ele entrevistou 3.339 profissionais de marketing em 128 países. Uma das conclusões é que o futuro do marketing tem muito a ver com o inbound marketing.

58% dos profissionais de marketing já o colocam em prática.

É eficaz porque gera 54% mais leads do que o tradicional marketing de saída.

48% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu investimento nessa disciplina durante 2013. É o terceiro ano consecutivo em que os anunciantes aumentam seus orçamentos em Inbound Marketing.

É um bom momento para ter uma Web focada no cliente, pois o Inbound Marketing gera 100% mais conversões do que o Outbound.

O custo por lead do Inbound Marketing é menor que o do Outbound Marketing.

Os especialistas em Inbound Marketing estão cada vez mais em demanda. Durante 2013, a contratação nesta especialidade aumentará em 125%.

O tempo gasto em horas de trabalho para tarefas de marketing inbound agora é de 44%.

Como vê, independentemente de estar criando sua marca ou de já estar estabelecido no mercado, você tem imenso a ganhar em usar esta estratégia.