quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias

In:

Prefeitura de Arapiraca não paga débito de mais de mil agricultores

Por Davi Salsa

Passados três meses da sanção da lei, com assinatura do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), autorizando a liquidação das dívidas de mais de mil pequenos agricultores de Arapiraca, os produtores rurais estão sem acesso a crédito e na lista negra do Banco do Nordeste (BNB).

Durante a solenidade com a presença de representantes do Banco do Nordeste e do Sindicato dos Produtores Rurais de Arapiraca, a previsão era de que as dívidas seriam liquidadas até o final do mês de outubro.

Porém, a burocracia e a demora na tramitação dos processos estão prejudicando os pequenos agricultores, que necessitam de novas linhas de crédito para iniciar o plantio para a safra do próximo ano.

A lei sancionada pelo prefeito Rogério Teófilo previa a quitação dos débitos e autorizava a abertura de crédito especial para novos empréstimos.

Nesta sexta-feira (14), em entrevista na Rádio Novo Nordeste FM, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Arapiraca, Geraldo Balbino, disse que aconteceu uma reunião com representantes da prefeitura, que, mais uma vez, voltou a garantir a liquidação das dívidas dos pequenos agricultores.

“Esperamos que a situação seja resolvida para que os agricultores possam ter acesso a crédito e iniciar o plantio”, afirmou.

A lei sancionada pelo prefeito Rogério Teófilo, com aval da Câmara de Vereadores de Arapiraca, prevê a liquidação das dívidas com 95% de desconto e outra parte dos produtores que contrataram financiamento entre janeiro de 2007 e dezembro de 2011 e vão renegociar suas dívidas com 50% de desconto.

A gerência do Banco do Nordeste explicou que já recebeu da prefeitura um lote com cerca de 550 agricultores, e a lista final deverá ser repassada no início de janeiro à instituição bancária.

“É uma quantidade significativa de pessoas, e esse trabalho requer um pouco de tempo, para que os processos sejam feitos corretamente para contemplar todos os agricultores ”, explicou o gerente José Paes.

Por outro lado, a Prefeitura de Arapiraca, por meio de sua assessoria, revelou que tem trabalhado incessantemente para realizar a quitação dos débitos dos produtores rurais junto ao Banco do Nordeste.

Ainda de acordo com a assessoria, os recursos financeiros estão disponíveis para o repasse, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural aguarda apenas a informação do banco, com o valor individualizado dos produtores, para que a transferência de recursos seja concretizada.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com