Cidades

Encontro apresenta 1ª fase das ações de recuperação de nascentes no sertão de Alagoas e Pernambuco

10/12/2018
Encontro apresenta 1ª fase das ações de recuperação de nascentes no sertão de Alagoas e Pernambuco

O Encontro Regional da Rede Renascendo de Educação Ambiental apresenta os resultados obtidos durante a primeira fase do Projeto Renascendo, contará com a participação das comunidades locais, sociedade organizada e gestores públicos. Até o momento, o Renascendo recuperou 13 nascentes, em municípios do sertão de Alagoas e Pernambuco. Além da formação de 198 multiplicadores e 40 multiplicadoras, do grupo “Cuidadoras da Vida”, sensibilizados para os cuidados hídricos e sustentabilidade ambiental.

Para a coordenadora geral, Maria do Carmo Vieira, “a importância da realização deste Encontro Regional,  após 1 ano de execução do Projeto,  decorre da oportunidade de partilhar com os membros do Colegiado Territorial, os resultados já alcançados pelas equipes de campo, viabilizando o acompanhamento das ações previstas no Projeto Renascendo”, afirma. A atuação em rede e o fortalecimento das parcerias são fundamentais para alcançarmos as metas de sustentabilidade hídrica em regiões semiáridas.

O evento também pretende criar o planejamento das atividades de 2019, como explica Maria do Carmo Vieira, “é uma oportunidade de estabelecer metas conjuntas, discutir dificuldades, compartilhar o processo, planejar as ações, com a participação dos agricultores, das comunidades, dos gestores públicos. Espera-se que, através desse processo de gestão compartilhada, seja maximizada a possibilidade de assegurar a sustentabilidade dos recursos hídricos no sertão”, explica a coordenadora geral do Renascendo.

O Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras, tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria com as prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.

Serviço: Encontro Regional da Rede Renascendo de Educação Ambiental

Local: Sede da Copabbacs, rua Antônio Ivo, nº 73, Delmiro Gouveia/AL

Data: 11 de dezembro de 2018

Hora: 8h às 12h

Contatos:

Ana Cristina Accioly – Assessora de Educação Ambiental

(82) 98879-4542

Ionaldo Galvão – Coordenador Administrativo

(82)  98822-7770