Geral

Com final única em 2019, Libertadores ‘europeia’ sorteia grupos nesta segunda

17/12/2018

A 60ª edição da Copa Libertadores começa nesta segunda-feira para Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Athletico Paranaense, São Paulo e Atlético-MG. A partir das 21h30 (de Brasília), a Conmebol realizará os sorteios dos grupos e das fases preliminares em sua sede, em Luque, no Paraguai. A grande novidade na edição de 2019 será a final em jogo único, marcada para o Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro.

A tentativa de dar um toque europeu ao seu torneio mais nobre, definindo o campeão em campo neutro, foi justificada pela entidade como forma de “promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano, por meio de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis”, conforme declarou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em agosto, quando se anunciou o novo formato.

Por ironia do destino, o sorteio desta noite de segunda-feira se dá dias após o maior vexame da história da Libertadores, que obrigou River Plate e Boca Juniors a decidirem a taça justamente na Europa, em Madri, após a série de tumultos na Argentina que adiaram por duas vezes o último jogo da recém-encerrada edição.

Até pelo atraso – a final, marcada para 24 de novembro, foi jogada em 9 de dezembro -, a Conmebol só atualizou seu ranking de clubes às vésperas do evento desta segunda. É baseado nele que os times são divididos no sorteio. Para a fase de grupos, estão separados em quatro potes. O ranking leva em conta o desempenho nas últimas dez edições da Libertadores, o cálculo de um coeficiente histórico baseado em todas as participações da equipe no torneio e ainda na performance desta nas últimas dez edições dos campeonatos nacionais.

Atual campeão, o River estará automaticamente no pote 1, ao lado dos sete melhores ranqueados – a princípio, Boca, Grêmio, Nacional-URU, Peñarol-URU, Palmeiras, Cruzeiro e Olímpia-PAR. No segundo pote ficam o campeão da Copa Sul-Americana (Athletico Paranaense) e outras sete equipes entre a nona e a 15ª posição do ranking – Flamengo e Internacional estarão nesse bolo.

O terceiro pote estará composto pelos oito clubes seguintes na classificação. Por fim, o pote 4 é reservado aos quatro times posicionados entre o 24º e o 31º lugar do ranking, além das quatro equipes oriundas das fases prévias – se Atlético-MG e São Paulo passarem pelos playoffs, é aí que vão ser encaixados.

Vale lembrar que a regra do sorteio determina que não pode haver na mesma chave dois ou mais clubes de um mesmo país, a menos que estes venham da fase preliminar da Libertadores. Ou seja, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e Athletico Paranaense obrigatoriamente não vão se cruzar na fase de grupos, mas São Paulo e Atlético-MG correm o risco de cair numa chave que contenha um time brasileiro.

Exceção à decisão, o formato do restante da competição seguirá os moldes de 2018. São 47 participantes ao todo. Seis começarão a primeira fase, na qual se disputam três vagas para a etapa seguinte. Nesta, de onde começarão são-paulinos e atleticanos, vão compor as 16 equipes que duelarão por oito vagas. Deste último funil sairão os quatro integrantes que carimbam lugar na fase de grupos. A Libertadores se estenderá pelo ano todo: começa em 5 de fevereiro e acaba em 23 de novembro.

MAIS BRASIL – Após o sorteio da Libertadores, a Conmebol definirá também os confrontos da próxima Copa Sul-Americana, que interessa a Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense. A exemplo da principal competição do continente, também terá seu campeão decidido em confronto único, em Lima, no Peru, no dia 9 de novembro.

Confira os participantes da edição 2019 da Libertadores:

BRASIL
Cruzeiro
Palmeiras
Flamengo
Internacional
Grêmio
Atlético-PR
São Paulo
Atlético-MG

ARGENTINA
Boca Juniors
River Plate
Godoy Cruz
San Lorenzo
Huracán
Rosario Central
Talleres

BOLÍVIA*
Jorge Wilstermann
The Strongest
San José
Royal Pari

CHILE
Universidad Católica
Universidad Concepción
Universidad de Chile
Palestino

COLÔMBIA*
Deportes Tolima
Atlético Nacional
Independiente Medellín
Junior Barranquilla

EQUADOR
LDU
Emelec
Barcelona de Guayaquil
Delfín

PARAGUAI
Olimpia
Cerro Porteño
Libertad
Nacional

PERU
Alianza Lima
Melgar
Sporting Cristal
Real Garcilaso

URUGUAI
Peñarol
Nacional
Danubio
Defensor Sporting

VENEZUELA
Deportivo Lara
Zamora
Caracas
Deportivo La Guaira

(*) Países que estão com competições em andamento que podem alterar as posições das equipes no potes do sorteio

Autor: Renan Cacioli
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.