Cidades

Com ação de Marx Beltrão municípios recebem mais de 1 milhão para transporte escolar

29/12/2018
Com ação de Marx Beltrão municípios recebem mais de 1 milhão para transporte escolar

Municípios alagoanos vão receber mais de R$ 1 milhão de reais de recursos do Programa Caminho da Escola para a aquisição de ônibus escolares. O recurso foi pleiteado e conseguido em Brasília pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD), que buscou o investimento junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“O investimento em transporte escolar de qualidade é muito importante. Precisamos avançar neste quesito em Alagoas, e por isso busquei em Brasília este investimento do FNDE, a fim de apoiar nossos municípios a conseguir adquirir novos veículos para beneficiar seus estudantes. Para 2019 vamos ampliar esta atuação, porque nossa meta é cada vez mais trazer novos ônibus para o transporte de estudantes em Alagoas”, disse Marx Beltrão.

O Caminho da Escola é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal. O programa apóia a compra de veículos para o transporte escolar de alunos da educação básica que residem na zona rural, visando renovar a frota, dar segurança ao transporte de estudantes e reduzir os índices de evasão escolar nessas comunidades. Criado pela Resolução nº 3, de 28 de março de 2007, o responsável pela sua operação é o FNDE.

Municípios do litoral ao sertão de Alagoas devem ser beneficiados com os investimentos nos novos ônibus. Uma das inovações do programa Caminho da Escola foi colocar à disposição uma linha de financiamento do BNDES para que prefeitos possam adquirir ônibus e micro-ônibus zero quilômetro ou embarcações fluviais. Os ônibus são padronizados, adequados ao tráfego em vias rurais, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e com ciclo de renovação da frota estimado em dez anos.