Geral

Após mais de quatro horas, polícia encerra buscas em endereços de João de Deus

18/12/2018

Após mais de quatro de horas de busca, a Polícia Civil de Goiás encerrou na noite desta terça-feira, 18, uma operação em pelo menos três endereços ligados ao médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, acusado de abuso sexual. Todos os locais vasculhados ficam em Abadiânia (GO), cidade onde ele ficou conhecido como líder religioso.

A Polícia usou mandados de busca em três endereços principais: a Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus fazia os atendimentos espirituais, a residência pessoal do médium e o endereço de uma entidade comunitária, conhecida como Casa da Sopa, que distribui alimentação para os moradores da comunidade.

Da casa onde mora João de Deus, a Polícia retirou um malote de documentos e mídias que serão averiguados para seu possível uso como prova documental na investigação de abuso sexual.

O primeiro local a ser alvo de buscas da polícia na cidade goiana foi a Casa Dom Inácio Loyola. No centro, os policiais passaram pelo escritório administrativo, pelos salões onde aconteciam os cultos e também pelas salas pessoais de João de Deus.

Um dos principais auxiliares do médium, conhecido como Chico Lobo, teve de apresentar à Polícia Civil como é a rotina de atendimento ao público. O auxiliar foi filmado demonstrando as etapas pelas quais os seguidores e fiéis têm de passar para realizar as sessões na casa.

Durante toda a busca, um advogado de João de Deus acompanhou os trabalhos e deu explicações aos policiais. Ele também teve de fornecer chaves de armários e gavetas que estavam trancadas.

O objetivo desses mandados de busca e apreensão é esclarecer divergências em relação aos depoimentos das vítimas e do líder espiritual em sua defesa. A Polícia Civil de Goiás deve encerrar seus primeiros inquéritos até sexta-feira, 21. Por enquanto, o médium é investigado por envolvimento em 15 casos de abuso sexual.

Autor: Renan Truffi, enviado especial
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.