Cidades

Agreste e Bacia Leiteira: conserto de bombas vai normalizar abastecimento

26/12/2018
Agreste e Bacia Leiteira: conserto de bombas vai normalizar abastecimento

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que o fornecimento de água da Bacia Leiteira encontra-se deficiente nos últimos dias. O motivo é a paralisação de um dos dois conjuntos motobombas – integrantes do sistema-tronco (coletivo) de Pão de Açúcar – que apresentou pane elétrica ocasionada por um curto-circuito e queimou a bobina e outros componentes do motor.

Por conta disso, a estação de captação está operando apenas com 50% da sua capacidade, afetando 18 municípios da região Bacia Leiteira. São eles: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Já Belo Monte está com o abastecimento regularizado por ter sistema independente.

Segundo o vice-presidente de Gestão Operacional, Francisco Beltrão, devido à complexidade no reparo, o equipamento foi enviado para o Recife (PE), onde será consertado por uma empresa especializada.

“A Casal está em contato permanente com a empresa pernambucana no sentido de ter de volta o equipamento reparado o mais brevemente possível. Nossa preocupação é garantir o abastecimento da região de forma plena, pois atualmente está com apenas 50%”, destacou.

Agreste

Já no Agreste, o novo Sistema Coletivo está operando também com 50% da capacidade devido a problema em um dos dois flutuantes, que integram a captação situada em Traipu. A previsão da empresa parceira Agreste Saneamento, com a qual a Casal mantém uma Parceria Público-Privada (PPP), é que até o próximo sábado (29) o equipamento esteja reinstalado, e o abastecimento, em recuperação.

Com isso, o fornecimento de água fica deficiente para a parte alta de Arapiraca e para os municípios de Craíbas e Igaci. Por outro lado, a Companhia e a Agreste Saneamento realizam manobras de registro e enviam água do antigo Sistema Coletivo do Agreste, cuja captação é em São Brás, para reforçar o atendimento a essas áreas.