Cidades

Recuperação de Nascentes é tema do Encontro da Rede Renascendo de Educação Ambiental, em Mata Grande

20/11/2018
Recuperação de Nascentes é tema do Encontro da Rede Renascendo de Educação Ambiental, em Mata Grande

O Encontro do Nó da Rede Renascendo de Mata Grande tem como objetivos  selecionar, de maneira participativa, as nascentes a serem recuperadas no município, elaborar o Plano de Ação de Educação Ambiental, além do fortalecimento do grupo de mulheres “Cuidadoras da Vida”. O evento acontece dia 21 de novembro, das  08h às 12h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Mata Grande/AL.

Para a coordenadora geral do Projeto Renascendo, “é através da educação ambiental que fica evidenciada a importância da participação da comunidade em todo o processo de recuperação, desde a escolha da nascente a ser recuperada, até a organização dos moradores para, juntos, tomarem os cuidados necessários para a conservação da boa qualidade da água”, ressalta. Segundo a coordenadora, nas oficinas de Educação Ambiental, a comunidade toma conhecimento de como a nascente se forma, como pode ser realimentada, e o que deve ser evitado para não prejudicar a nascente. “Através da educação ambiental, a comunidade se empodera das técnicas e das práticas para assegurar a sustentabilidade das nascentes.”, afirma Maria do Carmo Vieira.

A proposta do fortalecimento do  grupo de multiplicadoras “Cuidadoras da Vida”, parte do reconhecimento  do importante papel que as mulheres desempenham nas famílias e na mobilização da comunidade, o fortalecimento dos grupos de mulheres de Mata Grande é uma das pautas do evento. Os encontros dos Nós da Rede Renascendo de Educação Ambiental pretendem criar grupos de mulheres nos 6 municípios participantes do Projeto.

O Projeto Renascendo tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu.

O Instituto Palmas é uma ONG fundada em 2002, com sede em Piranhas, no alto sertão de Alagoas, cuja missão é a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia; e a preservação da memória e do meio ambiente.

Serviço:

Encontro dos Nós da Rede Renascendo – Mata Grande – Alagoas

Local: Sindicato dos

Data: 21 de novembro de 2018

Hora: 8h às 12h

Contatos:

Ana Cristina Accioly – Assessora de Educação Ambiental

(82) 98879-4542

Ionaldo Galvão – Coordenador Administrativo

(82)  98822-7770