Geral

Presidente iraquiano encontra rei saudita após visitar Irã

18/11/2018

O rei da Arábia Saudita, Salman, recebeu o presidente do Iraque, Barham Salih, em Riad neste domingo, um dia depois de a autoridade iraquiana ter visitado o reino rival do Irã. As visitas consecutivas de Salih ao Irã e à Arábia Saudita refletem o equilíbrio delicado que o Iraque procura manter em uma região onde os dois poderosos vizinhos estão lutando pela supremacia.

Salih foi recebido no aeroporto de Riad pelo governador da província e outros oficiais sauditas. O rei Salman realizou um almoço em homenagem ao presidente iraquiano com ministros e príncipes de alto nível. A agência de notícias saudita divulgou poucos detalhes sobre as negociações de Salih com o monarca.

No sábado, Salih esteve em Teerã, onde prometeu melhorar os laços comerciais com o Irã, menos de duas semanas depois de os EUA restaurarem as sanções que haviam sido retiradas sob o acordo nuclear de 2015. O Irã tem tido grande influência sobre o Iraque desde a invasão liderada pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein, e é um importante fornecedor de eletricidade, gás e bens para o mercado iraquiano. Os dois países prometeram expandir o comércio para US$ 20 bilhões por ano, dos atuais US$ 8,5 bilhões, apesar da punição dos EUA contra o Irã. O Iraque é o segundo maior mercado do Irã, depois da China, comprando de comida e máquinas a eletricidade e gás natural.

Mas a Arábia Saudita vem continuamente cortejando o Iraque nos últimos anos, após um afastamento de um quarto de século provocado pela invasão do Kuwait pelo Iraque em 1990. No início deste mês, o ministro do Petróleo da Arábia Saudita esteve em Bagdá para discutir a estabilização dos preços do petróleo na sequência das últimas sanções dos EUA contra o Irã.

Uma sequência de reuniões entre autoridades sauditas e o novo governo iraquiano do primeiro-ministro Adel Abdul-Mahdi nas últimas semanas sugere que o reino tem como objetivo contrapor a pegada econômica do Irã no Iraque.
Fonte: Associated Press

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.