Geral

Prefeitura antecipa feriado da Consciência Negra para 16 de novembro

10/11/2018
Prefeitura antecipa feriado da Consciência Negra para 16 de novembro

A Prefeitura de Arapiraca antecipou o feriado do dia 20 de novembro, comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, para a sexta-feira (16). O decreto nº 2.554 foi publicado e registrado no quadro de avisos do Centro Administrativo no dia 7 deste mês.

Com isso, as repartições públicas do município unificam as comemorações do feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, ao da Consciência Negra, e não funcionarão nos dias 15 e 16 de novembro, retornando apenas no dia 19, a partir das 8h.

O secretário municipal de Gestão Pública, Antonio Lenine Pereira, destaca que a suspensão do expediente gera a economia no consumo de água, energia elétrica e materiais de consumo nas repartições públicas municipais, bem como combustíveis para atender as demandas de transporte.

Desde 2011, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, dia que foi atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, que lutava contra a escravidão. A data comemorativa foi oficialmente instituída em todo país através da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, mas não é feriado nacional. Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Roraima são os estados que declararam o dia como feriado municipal.