Artigos

“O poder do Caranguejo”

28/11/2018
“O poder do Caranguejo”

O Brasil é mesmo um País que adora assistir Novelas para todos os gostos e desgostos, convenhamos. Estamos, pois, enfrentando os obstáculos diante de uma Novela real, sem atalhos e geradora de enormes prejuízos à nossa economia. Trata-se do reiterado anúncio  da construção do Estaleiro de Coruripe que, aias, já sofreu alteração mesmo antes de ser aprovada a licença ambiental, porque transferiu-se o local escolhido e que propiciaria melhores condições de operacionalização, conforme opiniões de especialistas , lamentavelmente ignoradas.

Agora, tem-se informação de que a almejada autorização do IBAMA havia sido liberada. Ocorre que, a esta altura, o Grupo que assumiria o Projeto , como se divulgou, não detém mais as condições integrais  em termos financeiros para tocar com sucesso o tão almejado sonho da região e, sobretudo, de Alagoas, em face da geração de empregos diretos e indiretos. A princípio, como sempre vem acontecendo, justamente quando se pensa em obter benefício desse teor, surgiu a pronta reação de ambientalistas. O Caranguejo, pelo visto, seria o grande entrave, dado que o mangue, onde habita esse molusco, estaria afetado.

Diferentemente do que se anunciou, em Pernambuco nada disso aconteceu, Veja, por exemplo, o Porto da SUAPE e outras obras vultosas, com aplicação de generosos e volumosos recursos. Áreas que igualmente estariam protegidas pelo IBAMA, tanto ali como em outras regiões do País, não foram obstáculos! Aqui, Estado onde, parece, enterrou-se a caveira de um Jumento, tudo encontra retrocesso e retardamento ou mesmo não atinge o objetivo colimado. Existe uma cultura e uma cantilena exasperante de que QUANTO PIOR MELHOR. É impressionante como  se pensa alto no poder e se abandona ideias e concepções superiores! Mesmo os que detém memória curta, hão de  concordar com este articulista, ao menos num item: LOGO APÓS A POSSE DO ELEITO , PASSADA A FASE PREPATRATÓRIA ELEITORAL, JÁ SE DIVULGA O PRÓXIMO CANDIDATO AO CARGO MAJORITÁRIO, CUJO PERÍODO SE INICIA!        Não há, pois, aquele sentido patriótico e aquela renúncia. Se a maioria do eleitorado escolheu um nome, paciência e resignação. Que se respeite e que se lhe ofereça meios para cumprimento das promessas de campanha.

Outro detalhe interessante e que nos desperta a atenção: A floresta Amazônica, rios e demais recursos naturais importantíssimos, são impiedosamente explorados e, mesmo existindo um Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal (tem ilegal?), a ação dos predadores ainda não chegou ao que parece, ao conhecimento das autoridades constituídas, muito menos desse IBAMA insensível . Salve, portanto, o REI CARANGUEIJO. Doravante, por entender que é a maior fonte de renda do Brasil, vou criá-lo e tratá-lo como Majestade. (email: [email protected] Membro da AAI e Escritor)