Cidades

Nivaldo Barbosa Júnior é eleito o novo presidente da OAB Alagoas para o triênio 2019/2021

23/11/2018
Nivaldo Barbosa Júnior é eleito o novo presidente da OAB Alagoas para o triênio 2019/2021

Nivaldo e o vice Vagner comemoram vitória

A advocacia alagoana elegeu, nesta sexta-feira (23), a nova Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, que irá comandar a instituição no triênio 2019/2021. O arapiraquense Nivaldo Barbosa Júnior, candidato que disputou a eleição pela Chapa 01 – OAB Unida foi eleito com 3.240 votos, contra 2.818 do candidato Fernando Falcão.

Nivaldo Barbosa assume a instituição a partir de 1º de janeiro de 2019 e terá como vice-presidente Vagner Paes. A Diretoria também é composta por Leonardo de Moraes, que assumirá como Secretário-Geral, Cláudia Medeiros, como Secretária-Geral Adjunta, e Marié Miranda, como Diretora Tesoureira.

O Conselho Federal terá a atual presidente da Ordem, Fernanda Marinela, Roberto Mendes, Fernando Paiva, Sérgio Ludmer, João Lôbo e Ana Kilza.

O advogado Ednaldo Maiorano foi eleito como novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, que tem na sua diretoria Márcio Rocha como vice-presidente, Daniel Martiniano no cargo de Secretário-Geral, Victor Pontes como Secretário-Geral Adjunto, e a advogada Thaisa Gameleira como Diretora Tesoureira.

Perfil

Nivaldo Barbosa – Arapiraquense, nascido no dia 03 de dezembro de 1978, Nivaldo Barbosa Jr. é casado com Laura Fernanda e tem dois filhos: Luís Otávio e Vinícius. Nivaldo ingressou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1996 e formou-se bacharel em Direito no ano de 2000. Logo em seguida, assumiu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de Alagoas.

Em 2003, começou a advogar circulando em vários segmentos da advocacia. Passeou pela área criminal, trabalhista, cível e agora é dedicado aos servidores públicos, advogando para diversos sindicatos, representando classes trabalhadoras.

Em 2013 foi eleito pela primeira vez presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA-AL), onde deu início ao processo de recuperação da entidade, realizando projetos e uma grande reestruturação para melhor atender a advocacia alagoana. Em 2015 foi reeleito para o cargo, onde conseguiu novos avanços para a OAB-AL, desde aparelhamento de quase 50 salas para os advogados na capital e no interior. Conseguiu recuperar financeiramente a CAA e firmou mais de 260 convênios para oferecer benefícios para a classe. Seu trabalho tornou-se referência em todo o país, virando um modelo de gestão.

Agora em 2018, Nivaldo Barbosa defendeu a destinação de 60% dos Precatórios do Fundef para os professores, durante audiência pública no Congresso Federal, em Brasília.

Vagner Paes – Maceioense nascido no dia 16 de junho de 1981, Vagner Paes Cavalcanti Filho é casado com Roberta Santiago Barbosa e pai do Davi. Ingressou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1999 e formou-se bacharel em Direito no ano de 2003, sendo aprovado no Exame de Ordem no ano seguinte. De lá pra cá, tornou-se mestre em Direito Público pela UFAL, é especialista em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor universitário há mais de 10 anos em Alagoas. Atua na área de Direito Administrativo, Civil e Eleitoral. É coautor de diversos livros de direito e autor de artigos sobre direitos administrativos. Deve lançar em breve um livro próprio que foi sua tese de mestrado.

Subseções de Alagoas

No interior de Alagoas, advogadas e advogados também foram às urnas e elegeram as diretorias das seis Subseções.

Em Arapiraca, o atual presidente da Subseção, Hector Martins, que disputou a eleição pela Chapa 01 – OAB Unida – foi reeleito, obtendo 296 votos. Em União dos Palmares, também pela Chapa 01 – OAB Unida, a advogada Paula Sarmento saiu vitoriosa nas urnas com 55 votos do eleitorado. Já em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, Raul Teodósio Júnior será o novo presidente da Subseção; ele venceu o pleito, disputando pela Chapa 02 – OAB Atuante por Todos – com 53 votos. Três Subseções a eleição foi de chapa única. A advocacia de Penedo elegeu a advogada Luciana Alves com 54 votos; em Palmeira dos Índios, a presidência será ocupada por Marcus Frederico que venceu com 110 votos. Em São Miguel dos Campos, com 28 votos, o advogado Rogério Anacleto será o novo presidente da Subseção.