Alagoas

Malta pede antecipação do 13º salário dos servidores estaduais

08/11/2018

Visando contribuir para um melhor desempenho das empresas varejistas, a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) protocolou hoje, dia 7, ofício ao secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, solicitando a antecipação do pagamento do 13º salário devido aos servidores públicos estaduais. Como em anos anteriores a entidade teve esse pedido sinalizado de forma positiva, o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, disse que espera contar com a sensibilidade do governo.

Apesar de o período de final de ano ser considerado o de melhor em faturamento para os lojistas, o cenário econômico ainda não está favorável. “No momento em que vivemos, as decisões empresariais são tomadas em ambientes de incertezas. O empresário precisa investir em seus estoques e equipes, mas esbarra numa economia instável que faz os juros oscilarem e aumenta os custos do empreendimento”, avalia Malta ao explicar que a entidade também solicitou que o pagamento do ICMS incidente sobre as vendas de novembro e dezembro possa ocorrer até março de 2019. A medida abrangeria os contribuintes cuja atividade econômica enquadre-se como comércio varejista e atacadista.

Ao fazer esse pedido, a entidade argumenta que no final de ano as obrigações são duplicadas, mas a maioria das vendas acontece de forma parcelada via cartão de crédito ou crediário, repercutindo nas receitas e despesas assumidas pelos lojistas.