Alagoas

Mais de 180 atletas representam Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude

13/11/2018
Mais de 180 atletas representam Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude

Cento e oitenta e cinco estudantes das redes pública e privada defenderão a bandeira de Alagoas na edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrem a partir desta segunda-feira (12), estendendo-se até 25 de novembro em Natal, no Rio Grande do Norte. Ao todo, cinco mil jovens de 2.136 escolas competem em 14 modalidades nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), masculino e feminino.

Parte da delegação alagoana embarcou nesta segunda-feira rumo à capital potiguar. A competição será disputada em três blocos: de 12 a 16, competem os atletas da ginástica rítmica, ciclismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e natação; de 16 a 21, será a vez do badminton, atletismo, futsal e vôlei de quadra. Por fim, no período de 21 a 25, basquete, handebol, luta olímpica e judô serão disputados.

Dois meses atrás, Alagoas participou da etapa regional pré-classificatória dos JEJ, também em Natal: de lá, voltou com uma medalha de prata com o handebol feminino do Santa Úrsula – que se classificou para o nacional – e um bronze para o futsal masculino da Escola Estadual Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo.

“Esses 15 dias em Natal serão muito ricos para o crescimento e intercâmbio entre alunos/atletas. Estaremos competindo com atletas que já vivem uma rotina de treinamento em grandes clubes e centros esportivos, mas estamos preparados e daremos o nosso melhor”, garante o chefe da delegação alagoana, Henrique Vilela.

Edição 2017

Alagoas contabilizou sete medalhas na edição 2017 dos JEJ: quatro na etapa juvenil, disputada em Brasília e três na infantil, que aconteceu em Curitiba.

Na etapa juvenil (15 a 17 anos), foram dois ouros com o basquete feminino (Colégio Objetivo/Padrão) e handebol masculino (Contato); uma prata no xadrez masculino (Alexsandro Barros, do Colégio Bom Conselho, de Arapiraca) e um bronze no futsal masculino no Colégio Santa Catarina (também de Arapiraca).

Já no infantil, o Estado conquistou bronze com o basquete feminino do Objetivo, o ouro no judô masculino com Luiz Filipe Alves (Escola Estadual Theonilo Gama) e o bronze no judô feminino com Hemily Lopes, na época aluna Colégio Objetivo Padrão.