Geral

Líder democrata comemora vitória na Câmara e diz que ‘amanhã será novo dia’

07/11/2018

Líder democrata na Câmara dos Representantes americana, a deputada Nancy Pelosi (Califórnia) afirmou há pouco que “estamos orgulhoso dos resultados nas eleições de meio de mandato”. Em discurso feito em Washington, a deputada destacou que “amanhã será um novo dia na América”.

Pouco antes das 3h da manhã em Brasília, projeções indicavam vitória democrata na Câmara. O resultado era amplamente esperado nas eleições de meio de mandato, quando historicamente o partido do presidente perde o controle de um dos braços do Congresso. No Senado, os republicanos mantiveram a maioria.

Em meio a gritos que a chamavam de “speaker”, sugerindo que Pelosi seria a próxima presidente da Câmara, apesar da oposição que enfrenta entre algumas alas do Partido Democrata, a deputada agradeceu aos candidatos que “ajudaram a retomar” o braço do Legislativo antes controlado por republicanos. Ela agradeceu também aos eleitores por “deixarem o futuro das nossas crianças melhor”.

Pelosi defendeu, ainda, que é preciso “parar com as propostas republicanas para a saúde”, que são criticadas por democratas pela defesa no corte de gastos. Ela mencionou, ainda, que gostaria de dar continuidade a projetos de investimentos em infraestrutura para gerar mais empregos, além de afirmar que deseja “limpar a América” da corrupção.

Segundo a líder democrata, “precisamos de unidade para o nosso país”, e o Partido Democrata vai comandar a Câmara “de forma aberta e transparente”.

Autor: Victor Rezende e Monique Heemann
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.