Geral

Imprensa Oficial Graciliano Ramos marca presença na I Feira Literária de Arapiraca

13/11/2018
Imprensa Oficial Graciliano Ramos marca presença na I Feira Literária de Arapiraca

Os autores da Imprensa Oficial Graciliano Ramos participam da programação da primeira Feira Literária de Arapiraca (Fliara) que está sendo promovida pela prefeitura do município, de 15 a 18 de novembro, no complexo cultural instalado na Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura). A partir desta quinta-feira (15/11), os escritores da editora pública estarão presentes em diversas mesas de debates, discutindo sobre temas literários contemporâneos. Vale reforçar que durante os quatro dias do evento vários títulos da Imprensa Oficial Graciliano Ramos estarão disponíveis para compra no estande da Quilombada – Portal dos Autores Alagoano.

O cordelista Cícero Manoel, autor de Um Cordel Atrás do Outro, fará parte de uma mesa literária sobre Versos Populares, no dia da abertura da Fliara, a partir das 17h. Além dele, farão parte deste encontro os poetas populares José Inácio Vieira, Carlisson Galdino, João Lima Afrísio Acassi e Cartuxo. Ainda no dia 15, a partir das 20h, será a vez do poeta Cosme Rogério, autor de Radiações de Fundo Cósmico, discutir sobre A Força da Linguagem Popular na Atualidade na companhia de Jessier Quirino, célebre poeta e contador de causos paraibano.

Na sexta-feira (16/11), a partir das 17h, será a vez do poeta Marlon Silva, autor de Vil e Tal e de Ocre Barro falar sobre O Engajamento como Função da Arte Literária junto com o poeta Claudemir Calixto. Ambos são integrantes do grupo literário Paiol, do município de Teotônio Vilela. Já o poeta arapiraquense Breno Airan, autor de Meio Chá de Pólvora, estará ao lado da atriz e escritora Maitê Proença, discutindo sobre O Cotidiano Como Espaço da Escrita, no sábado (17/11), a partir das 20h.

As Literaturas Alagoanas e toda a sua riqueza e diversidade será o tema da mesa literária que reunirá os professores e poetas Nilton Resende, autor de O Orvalho e os Dias; Milton Rosendo, autor de Caos Totem e Bruno Ribeiro, autor de Das Horas, a partir das 16h, no dia 18. Em seguida, às 18h, Música e Literatura: Lirismo Presente será o tema do debate literário entre o poeta Igor Machado, autor de Pausas Corrompidas; Luciano José, autor de Horrores e de Jacinto Silva – As Canções e o cantor e compositor Wado, autor de Água do Mar nos Olhos. Depois do bate-papo, Wado e Gato Negro encerram a programação da Fliara com chave de ouro, numa apresentação musical que promete animar o público com canções do álbum Precariado.

Programação da Fliara

Além das mesas literárias, a programação oficial da I Feira Literária de Arapiraca apresenta uma série de atrações para leitores de todas as idades. Há uma versão infantil da feira e um Piquenique Literário que contará com diversas atividades, entre elas, contação de histórias e brincadeiras.

Durante os quatro dias do evento gratuito e aberto ao público serão realizadas apresentações culturais e lançamentos de livros no Café Central e as principais editoras de Alagoas estarão expondo e comercializando seus livros. Também está prevista a exposição coletiva de artistas plásticos do Agreste, no Museu Zezito Guedes e outras ações culturais da prefeitura em parcerias com o Sesc, Senac e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Mais informações: Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Contato: 82 98883-7609 (Whatsapp)