Geral

Embratur apresenta balanço de ações na reunião do CNT

20/11/2018
Embratur apresenta balanço de ações na reunião do CNT

O futuro do turismo do Brasil foi debatido durante a 53ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada nesta terça-feira (20), em Florianópolis (SC). Na abertura, a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas para a promoção internacional do Brasil como destino turístico ao longo do ano e aproveitou para reforçar a importância da valorização do setor para a economia do País.

“Todos nós, presentes a esta reunião, sabemos que o Brasil tem potencial para atingir números ainda melhores. Nos últimos anos, a Embratur tem buscado a modernização de sua atuação para o reposicionamento do Brasil no mercado internacional. Esse processo de evolução pretende fortalecer a imagem do País como destino turístico, intensificar a promoção nos mercados estratégicos e atrair mais turistas estrangeiros para nossos destinos, gerando o impacto econômico e social que esse setor tem a oferecer para nossa sociedade”, destaca Teté Bezerra.

De acordo com a presidente, a Embratur tem acompanhado as transformações do setor de turismo no mundo para promover o Brasil no exterior e gerar resultados positivos no fluxo turístico internacional, missão da Embratur desde 2003, após a criação do Ministério do Turismo. “No momento atual, vivemos mais um momento decisivo. O turismo mudou e está cada vez mais digital. Por isso, o Instituto trabalha intensamente com foco na digitalização de sua atuação para atingir, em cada nova ação proposta, um maior número de potenciais turistas ao redor do planeta”, explica.

A digitalização da atuação é um dos pontos focais da atuação da entidade, desenvolvendo diversos canais para auxiliar os empresários brasileiros na comercialização de produtos e serviços, como o Visit Brasil Marketplace. “Lançamos, também, produtos digitais voltados para o público final, como os sites Surfe Brasil e Parques Temáticos”, completa Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur, presente no encontro em Santa Catarina.

Outro exemplo marcante neste ano foi a implantação do visto eletrônico para americanos, canadenses, japoneses e australianos. O programa de visto eletrônico é resultado de uma ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo e Embratur para gerar rapidez e comodidade à solicitação de visto para o Brasil. O projeto elevou em 39% o número de vistos concedidos a visitantes desses países.

“Estamos atentos às melhores práticas mundiais e dispostos a modernizar o nosso modelo de atuação para melhor atender o mercado, que está cada vez mais competitivo. Hoje em dia, participamos de uma verdadeira corrida mundial para disputar a preferência do turista internacional. E, para entrarmos, de fato, nesta disputa, precisamos estar preparados, atualizando nossas ferramentas e buscando mais recursos”, disse a presidente.

Em 2018, as ações promovidas pela Embratur seguiram essa tendência de inovação e fazendo bom uso dos avanços tecnológicos. Campanhas publicitárias com grande impacto no meio digital, como a “Happy By Nature” (Felizes por Natureza) durante a Copa do Mundo da Rússia.

“Nesse cenário, a união entre o Poder Público e a iniciativa privada, composta pelas empresas representadas pelos conselheiros do CNT, é fundamental. Continuamos contando com apoio do trade turístico nacional para que o processo de modernização do modelo de gestão da Embratur se concretize. Essa parceria é fundamental. Continuamos também à disposição das entidades representativas para apoiar ações e projetos para incrementar o turismo no Brasil”, finaliza a presidente do Instituto, Teté Bezerra.

Fórum Exame de Turismo

Ainda em Florianópolis, a presidente Teté Bezerra e o diretor da Embratur Walter Vasconcelos participaram do Fórum Exame de Turismo, evento que reuniu, nesta terça-feira, líderes empresariais, gestores governamentais, representantes de startups e pensadores do setor turístico.