Geral

EDP e Findes firmam parceria para instalação da maior rede de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo

14/11/2018

Vitória, 14 de novembro de 2018 – A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, anunciam a instalação da maior rede de postos de carregamento de carros elétricos do estado. O projeto, inovador, contará com um investimento de cerca de R$ 350 mil e permitirá a implantação de sete estações de recarga.

Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

As estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para carregar, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação que prevê a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado pela EDP e a Findes, o uso será gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Além de fomentar a mobilidade elétrica no Estado, a parceria permite a criação de grupos multidisciplinares que poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento para viabilizar o tema, de modo que o Estado se torne referência no Brasil.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

“A mobilidade elétrica é uma tendência global, por ser mais eficiente e sustentável, e está totalmente alinhada aos valores da EDP. Com essa iniciativa, a Companhia, que é líder em inovação e sustentabilidade, avança para tornar esse conceito realidade também no Espírito Santo. Este é o primeiro passo de uma área que ainda vai crescer bastante nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP no Estado, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Sobre a EDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina.

No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Em nível global, a EDP está presente em 14 países de quatro continentes e é uma líder mundial no mercado de energias renováveis. A mobilidade elétrica é um eixo da estratégia do Grupo que, recentemente, assumiu importantes compromissos nesta área: a eletrificação de 100% da sua frota até 2030 e o desenvolvimento de novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética nas várias geografias onde está presente.