Brasil

É preciso estar atento e forte

13/11/2018
É preciso estar atento e forte

Qualidade de vida é um termo recorrente em nosso cotidiano. Não faltam programas de reeducação alimentar, planos e aplicativos diversos para atividades físicas, treinamentos pessoais – os famosos coachings – para todos os assuntos que nos rodeiam.

Fato é: estamos mais preocupados não apenas em viver melhor com o que temos, como também em nos aprimorarmos em busca de uma vida mais saudável.

Estar ativo não é fácil, de toda forma. Considerando uma pessoa que trabalha regularmente entre 40 e 60 horas semanais e busca algum tipo de desenvolvimento profissional – cursos de idiomas, especializações, treinamentos corporativos, estudos em casa – não sobra muito tempo para o lado “pessoal”: as atividades físicas, o lazer, um passatempo útil.

Não há horas suficientes para em um dia, cumprirmos tudo e ainda garantir a duração mínima para o sono ideal do descanso.

É preciso grande disciplina e força de vontade, persistência no alcance dos objetivos, que, nesta instância, nunca são a curto prazo. Para atingir a qualidade de vida não adianta começar aquelas dietas do imediatismo e da solução rápida. O que se entende aqui é uma busca por um modo de viver, que deve ser seguido sem grandes sofrimentos e com a mudança de determinados hábitos.

Um grande exemplo de persistência e perseverança é o de João Paulo Trindade. Doze anos atrás foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neural degenerativa que lhe reduz gradualmente os movimentos.

Neste outubro de 2018 e com 42 anos, ele levou um dos grandes prêmios do pôquer – praticando apenas com os olhos. Imobilizado em uma cama e com a ajuda de um software, João consegue traçar estratégias e participar dos campeonatos, demostrando uma prática constante e um cérebro imbatível e não afetado pela doença, competindo como qualquer profissional de sua categoria. 

A paixão pelo esporte é também bem-vinda por ser um motivacional para sua família que o acompanha e para ele mesmo: apesar das limitações, João Paulo nos mostra e ensina que é preciso ter objetivos e manter a mente alerta e ativa, para nosso próprio desenvolvimento e superação.  

Não apenas os esportes da mente, como também as atividades físicas são fundamentais para vivermos melhor e abundam projetos de incentivo às práticas em todo o país.

Um grande exemplo vem de Maceió, com a prefeitura promovendo atividades diversas para toda a população, a partir da implementação das estações de treinamento funcional em diversos bairros e da instalação de Mobiliários Urbanos Esportivos em praças.

Há ainda, uma vez por mês, atividades para as pessoas com deficiências nas praias da capital alagoana, de lazer e esporte com acompanhamento especializado.

“É preciso estar atento e forte”, já dizia a cantora baiana Gal Costa ao eternizar a música “Divino Maravilhoso”. Para isso, é necessária a mesma disciplina administrada em doses constantes, conforme as orientações já prescritas acima. 

Para estar atento e forte, não basta a mente sã e as atividades físicas, o corpo são também aparece com o incremento de alimentação saudável como uma rotina perene em nossas vidas. Para isso, é preciso além do bom senso, horas e hidratação constante, uma ajuda especializada, que se atente para as especificidades de cada organismo, suas carências e excessos de nutrientes e vitaminas. Um bom nutricionista ou um endocrinologista são os profissionais indicados para tanto.

Uma alternativa que integra a máxima mente sã, corpo são, por exemplo é a Yoga. Atividades que envolvem o treinamento da respiração e a meditação com exercícios físicos são modeladores de mente e corpo, nos desenvolvendo de forma holística e integrada com o ambiente.

A prática da natação, um esporte completamente diverso da Yoga, se comunica e assemelha a ela em seus objetivos. É o treinamento constante do respirar, o tempo “solitário” da prática e a integração com o ambiente que nos transformam aos poucos e nos fazem repensar e exercitar a mente em atividades que não envolvem exclusivamente nosso aprimoramento racional.

O segredo para o bem viver, todos sabemos em nosso íntimo e a qualidade de vida é um conceito amplo que deve ser um de nossos objetivos no dia a dia. Exemplos de superação e sucesso como o de João Paulo Andrade, de perseverança como da ginasta Daniele dos Santos e suas conquistas depois de anos, desde muito nova, podem servir como nossos motivadores, combustíveis inspiradores que devemos levar em conta quando nossa disciplina titubear e a preguiça cruzar a esquina.

É importante estar atento e forte, sempre.