Alagoas

Controladoria-Geral do Estado apresenta projeto de Combate à Corrupção aos estudantes de Ciências Contábeis

23/11/2018
Controladoria-Geral do Estado apresenta projeto de Combate à Corrupção aos estudantes de Ciências Contábeis

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) deu início, nesta quarta-feira (21), a programação em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro. Na primeira ação do cronograma de 2018, os servidores receberam os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio para uma visita técnica e uma apresentação das atividades realizadas no órgão.

A programação tem como principal objetivo difundir os projetos elaborados pela Controladoria para o efetivo combate à corrupção. Além disso, o objetivo da CGE é envolver a sociedade em um trabalho conjunto para que se multipliquem as discussões e as ações de prevenção.

Nesse sentido, o ponto de partida são os estudantes universitários. A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, destaca que os futuros profissionais são os multiplicadores das ações de combate à corrupção. “As visitas técnicas aos órgãos são de fundamental importância para os alunos. É uma oportunidade para entender a realidade do serviço público, para adquirir o conhecimento técnico, que é primordial para a vida, e ampliar as experiências vividas em sala de aula”, explicou.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da Campanha ‘Corrupção: O Jeito Certo É Dizer Não!’. O projeto procura mostrar a sociedade que a corrupção está em pequenos atos do dia a dia e precisam ser evitadas. Entre os exemplos estão atitudes como não furar fila, não estacionar em locais proibidos, falsificar identidade ou carteirinha de estudante, furtar o sinal de TV a cabo ou de internet e subornar o agente de trânsito para evitar multas.

“A ideia é que os estudantes identifiquem os pequenos atos de corrupção nas atividades corriqueiras e, a partir de atitudes consideradas simples, mas corretas, transformem o comportamento”, destacou Maria Clara Bugarim.

A controladora destacou ainda que para o efetivo combate à corrupção, a sociedade precisa conhecer e utilizar as ferramentas de controle social disponíveis, como os Portais da Transparência, o Serviço de Acesso à Informação e a Ouvidoria.

“O controle social é um dos importantes mecanismos de combate à corrupção. E a sociedade precisa ser parceira dos órgãos de controle nessa luta. A CGE trabalha para fomentar as ferramentas para que a sociedade tenha autonomia tanto na fiscalização dos recursos públicos quanto no acompanhamento dos gastos do governo, da conduta dos servidores e do trabalho realizado no serviço público”, pontuou Maria Clara Bugarim.

Ao longo da do mês em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Controladoria irá realizar palestras e debates disseminando os conceitos da campanha “Corrupção: O Jeito Certo É Dizer Não!”.

Dia Internacional de Combate à Corrupção

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003, quando 110 países assinaram o documento, entre eles o Brasil.