Geral

Com estoque crítico, Hemoal faz coleta de sangue em Bebedouro nesta quarta

07/11/2018
Com estoque crítico, Hemoal faz coleta de sangue em Bebedouro nesta quarta

Com apenas 28,6% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (7), coleta de sangue no Colégio Batista de Bebedouro, situado na Rua Faustino Silveira, em Maceió. A ação, que irá ocorrer das 8h às 16h, visa aumentar o número de bolsas coletadas, uma vez que o órgão necessita de 300, mas só dispõe de 86.

Das bolsas de sangue disponíveis, duas são da tipagem O Negativa, duas da B Negativa, seis da A Negativa e quatro da B Positiva. Uma situação considerada “crítica”, uma vez Alagoas terá mais três feriados este mês: Proclamação da República (15/11), Consciência Negra (20/11) e Dia do Evangélico (30/11) –, quando a demanda por transfusões deve aumentar.

Por esta razão, a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, apela para que os alagoanos se sensibilizem e se candidatem à doação de sangue, seja durante a coleta externa ou nos postos fixos. “Os voluntários podem realizar suas doações de sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima”, informou.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que provisoriamente está funcionando no Laboratório Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.