Alagoas

Chá de Memória debate a escravidão em Alagoas, nesta terça, no Arquivo Público

26/11/2018

O Gabinete Civil do Estado de Alagoas retoma ao público em geral, nesta terça-feira (27), o já tradicional Projeto Chá de Memória. Coordenado pelo Arquivo Público de Alagoas (APA), o evento traz nesta edição o tema “Vivências de Escravos e a Escravidão em Alagoas e Pernambuco dos Séculos XVIII e XIX”.

O Chá ocorrerá às 16h, na sede do Arquivo Público, em Jaraguá, com entrada franca e entrega de certificados e atende à proposta de trazer para perto de cada cidadão a discussão sobre a cultura e as raízes históricas do Estado.

Ospalestrantes serão Gian Carlo de Melo, doutor em História e ex-coordenador de Pós-graduação do Curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de vários livros publicados. O outro facilitador será Wellington Gomes, mestre em História e vencedor do primeiro concurso de Monografia organizado pelo Arquivo Público e realizado em 2017.

“Acreditamos que trazer essa temática sobre a questão do negro em Alagoas não poderia ser mais oportuna, em função de estarmos vivendo o mês sobre o qual toda sociedade discute este assunto. Temos um vasto acervo documental sobre a escravidão e que será exposto no dia do evento para o conhecimento do público e que tem subsidiado muitas pesquisas”, informa a superintendente do APA, Wilma Nóbrega.

“Além disso, vamos divulgar durante o evento os vencedores do segundo Concurso de Monografia organizado pelo APA”, completa.

Descentralização

Suspenso desde julho ao público em geral por causa das restrições do período eleitoral, o Projeto Chá de Memória volta depois de completar recentemente dois anos.  O projeto tem viabilizado conhecimento para alunos, docentes e pesquisadores em geral em Maceió e no interior do Estado.

Segundo a idealizadora do Chá, Wilma Nóbrega, o Governo do Estado segue firme no propósito de potencializar a política de descentralização dos valores históricos e culturais de Alagoas.

“O APA já promoveu várias edições especiais do Projeto Chá de Memória em Penedo, São José da Laje e Coruripe, além de incentivar e coordenar a instalação de Arquivos Públicos nesses municípios”, destaca.

Segundo Nóbrega, é imprescindível conhecer o lugar que se vive e incentivar as políticas da cultura popular e preservação do patrimônio histórico, apoiadas pelo Gabinete Civil.

Desde sua concepção, o Projeto Chá de Memória propõe debates de temáticas que envolvem as tradições, os saberes e as culturas do Estado, consideradas um patrimônio coletivo.

Religiosidade, cultura popular, mulheres alagoanas, ética, política, carnaval e esportes foram algumas das discussões mais recentes. Em todas as edições, personalidades ilustres alagoanas no Brasil são convidadas para enriquecer o evento.

O evento tem como parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de contar com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Comunicação (Secom).