quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Notícias

In:

Carney, do BoE, diz que sistema financeiro está preparado para Brexit sem acordo

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney, disse hoje que a instituição está “silenciosamente confiante” sobre seus preparativos para a hipótese de o Reino Unido sair da União Europeia sem um acordo para o chamado Brexit.

Carney, que falou em depoimento no Parlamento britânico, afirmou que o BoE vem preparando o sistema financeiro para essa possibilidade desde o dia que se seguiu ao plebiscito que votou pelo Brexit, em junho de 2016, e que seus dirigentes estão satifeitos com o fato de que os bancos no Reino Unido têm condições de lidar com um divórcio sem acordo.

Os comentários de Carney vêm num momento de incertezas sobre a capacidade da primeira-ministra britânica, Theresa May, de conquistar apoio para um esboço de acordo negociado com a UE.

Carney disse ainda que a eventual resposta do BoE em um cenário sem acordo terá “importância secundária”. Para ele, o fato de o BoE reduzir ou elevar juros tem peso menor do que o impacto que uma ruptura sem acordo teria para a economia britânica.

“Não se trata da segunda rodada da crise financeira, com o Banco da Inglaterra e outros bancos centrais numa posição de destaque”, argumentou Carney. “Trata-se de um verdadeiro choque econômico e, desta forma, os bancos centrais têm um papel, mas secundário.”

Já o dirigente do BoE Michael Saunders, que também depôs no Parlamento, adotou tom mais negativo. Em sua visão, a maioria das empresas no Reino Unido não está preparada para um Brexit sem um acordo sobre os futuros termos de comércio do Reino Unido com o bloco. Fonte: Dow Jones Newswires.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com