Artigos

Caio, O Amigo

03/11/2018
Caio, O Amigo

Título do majestoso livro do velejador internacional João Francisco Sombra de Albuquerque que, por sinal, expõe as qualidades intrínsecas/extrínsecas do empresário náutico Caio Porto Filho, sócio ilustre da Associação Alagoana de Imprensa (AAI).O autor do “ O GUARDIAN NA AUSTRÁLIA” o escreveu a fim de prestar homenagem a matriarca da família – Ilza Porto, casada com o bancário Caio de Aguiar Porto( IN MEMORIAM).

São duzentas e quinze páginas em policromia, recheadas de ilustrações do pintor/cantor Dydha Lyra e, por isso, marcadas de fotos de familiares, bem como de paisagens maceioenses imorredouras. Inseridas estão as funções públicas exercidas em Maceió, e, principalmente, no Rio de Janeiro onde se graduou em Direito pela então Faculdade Nacional de Direito.

Subsequente à sua graduação, realizou curso de Desenvolvimento Econômico pela antiga Sudene  criada em dezembro/1959, pelo saudoso economista Celso Furtado.Depois, foi aprovada para cursar na UNIVERSIDADE DE PITTSBURGH, PENSYVANIA – GRADUATE SCHOOOL OF PUBLIC AND INTERNACIONAL AFFAIRS, CURSO DE INTENSENSIVO DE ECO0NOMIA,PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO.

A convite do então ministro de Planejamento do general-presidente Castelo Branco,exerceu o cargo de ANALISTA DE PROJETOS DO FUNDO DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS –     FINEP. Em 1967, fora indicado pelo governo federal para participar em Washington D.C., no BID Banco Interamericano de Desarollo. Enfim, Caio Porto honrou as Alagoas com sua excelsa inteligência.

De volta à terrinha, Caio implantou o primeiro terminal Turístico de Alagoas, com 3 500 metros quadrados às margens do Rio Nanquim, na Barra de São Miguel, que, por sua vez, serviu de modelo para tantos outros no Nordeste.  Afora isso, realizou três anos de festival do Mar na orla de Pajuçara, que contava com aproximadamente 150 eventos esportivos, culturais e artísticos segundo o autor do livro em epígrafe.

Nas bonitas páginas dessa magnífica obra, vê-se um poema de sua saudosa genitora dedicado ao preclaro filho, datado de maio de 1993.” Vejo-te no quarto, meu filho/ na cadeira do teu pai/ fazendo-me companhia./ E minha alma se enternece/ e mando a Deus uma prece/ para que te proteja noite e dia./ Vejo-te no quarto, meu filho/sentado, preocupado,/ falando-me de tua vida./ E logo meu coração deseja dar-te, na emoção/ toda a ventura merecida./ Vejo-te no quarto, meu filho/ sempre atento, deprimido/ mostrando cuidado profundo./ E logo, em meu pensamento, queria dar-te nesse momento/ toda a alegria do mundo”.

Na página 159 do livro em apreço, registre-se a foto mais importante na vida de Caio Porto Filho.Na qualidade de presidente  da Associação Alagoana de Imprensa entregando-o a Comenda Doutor Ib Gatto Marinho Falcão ao lado de sua querida esposa Tereza Laura. Tudo isso foi em reconhecimento ao grande desportista a serviço do mar Atlântico.

A bem da verdade, trata-se de um álbum familiar relatando os momentos alvissareiros da vida do biografado.E, portanto, merece a obra ser lida e relida como forma de rever os bons serviços prestados por esse amigo incondicional. As imagens retratam a bem-sucedida caminhada desse cidadão do mundo. E, consequentemente torna-se prazeroso fazer esse  comentário.Fui convidado para o lançamento do Caio, O Amigo ocorrido na Barra de São Miguel no seu transatlântico. Por motivo de viagem não pude comparecer ao evento. Almejo-lhe muitas felicidades ao longo de sua profícua existência. Organização: Francis Lawrence.