Brasil

Cabelo masculino: Dicas para cuidar melhor dos fios e evitar problemas no futuro

20/11/2018
Cabelo masculino: Dicas para cuidar melhor dos fios e evitar problemas no futuro

O cuidado e a atenção aos cabelos deixaram de ser exclusividade do público feminino e vem se tornando cada vez mais comum também entre os homens.

O cuidado e a atenção aos cabelos deixaram de ser exclusividade do público feminino e vem se tornando cada vez mais comum também entre os homens.

Muitos homens, quando ouvem falar em cuidados com os cabelos já se imaginam fazendo permanentes, luzes e outros procedimentos mais comuns entre as mulheres.

O que muitos deles não sabem é que cuidar dos cabelos para que eles se mantenham saudáveis é mais simples do que eles podem imaginar, e também são fundamentais para evitar que situações simples acabem se agravando.

Os cuidados com os cabelos masculinos se mostra muito mais importante quando nos damos conta de que cerca de 50% da população masculina brasileira sofre de calvície, que pode ser causada por maus hábitos de higiene capilar, podendo inclusive, em muitos casos, se tornar permanente e fazer com que a única solução seja a realização de um implante capilar.

Por isso fique de olho nas nossas dicas para cuidar melhor dos fios no dia a dia e evitar problemas no futuro.

Chapéus e bonés

O uso de bonés e chapéus é muito comum entre o público masculino, popularidade essa que fez que essas peças, que antes tinham apenas a função de proteger a cabeça do sol forte, se tornassem itens indispensáveis do guarda-roupas de muitos homens.

O uso de bonés e chapéus não oferece nenhum tipo de risco a sua saúde, mas quando usado em excesso pode prejudicar o seu cabelo.

Esses acessórios, quando usados por longos períodos pode fazer com que a quantidade de caspa presente no couro cabeludo aumente consideravelmente, assim como a oleosidade do cabelo.

Utilizar bonés com os cabelos molhados também não é uma boa ideia, pois a umidade prolongada pode causar a proliferação de fungos e outros odores desagradáveis.

Para evitar esse tipo de problema o ideal é usar esses acessórios apenas em situações onde eles sejam realmente necessários, normalmente dias de muito calor e sol forte, sempre variando as peças.

Gel

Muitos homens utilizam gel para expressar sua personalidade em seus penteados, mas esse hábito pode acabar danificando muito seus cabelos.

O problema do uso diário de gel no cabelo é que ele acaba ressecando os fios, deixando-os fracos e quebradiços. Isso acontece porque a grande maioria dos géis disponíveis no mercado tem álcool em sua fórmula.

O álcool facilita a evaporação de todo o líquido para garantir a fixação mais rápida, o que acaba danificando demais os cabelos.

Se você tem o hábito diário de utilizar gel, procure substitui-lo por cremes, pomadas e ceras que possuem ótima fixação e agridem muito menos os fios.

Xampu anticaspa

A caspa atinge principalmente os homens e pode ser causada por vários fatores como falta de higiene, oleosidade em excesso banhos quentes e reações alérgicas.

Caso você perceba que está com bastante caspa o mais recomendado é mudar o xampu que é utilizado normalmente.

Existem várias opções de xampus anticaspa que podem ser encontrados em qualquer supermercado ou drogaria bem perto da sua casa.

Lavagem

A frequência com que você lava os cabelos também é importante para que seus cabelos se mantenham limpos e saudáveis.

Homens que tenham um cabelo muito seco não precisam lava-lo diariamente, pois o excesso de água pode acabar deixando os fios ressecados.

Para que tem cabelos oleosos a lavagem diária é a frequência mais recomendada, pois assim evita-se que a oleosidade natural dos fios se acumule, estimulando também o surgimento da caspa.

Agora os homens não têm mais desculpa para descuidarem dos seus cabelos.

Com essas dicas simples você pode manter seus cabelos limpos e saudáveis, garantindo fios mais bonitos e evitando que problemas futuros possam surgir.