Alagoas

Braskem celebra 30 anos da fábrica de PVC em Alagoas

23/11/2018

No próximo domingo, 25 de novembro, a Braskem celebra 30 anos da instalação e operação da planta industrial PVC AL, a primeira fábrica do produto construída em 1988 em Marechal Deodoro, permitindo que o Estado se transformasse no maior produtor de PVC da América Latina. Esta evolução caminhou lado a lado com a consolidação da indústria da química e do plástico em Alagoas, seja na chegada de novas indústrias, seja na formação e atração de mão de obra qualificada. 

A fábrica começou sua operação com as plantas de MVC e PVC, ainda nos tempos da Companhia Petroquímica Camaçari (CPC) e da Companhia Alagoas Industrial (Cinal). Com a incorporação à Trikem, vivenciou uma evolução do trabalho e da produção, porém o grande salto – tecnológico, profissional e de processos – ocorreu com a chegada da Braskem, em 2002.

Já no ano de 2012, a fábrica contou com um grande investimento, inaugurando duas novas Plantas de MVC e PVC. Esta estratégia duplicou a capacidade de produção de PVC na planta industrial e consolidou sua posição de liderança no mercado.

Como resultado desse esforço, o ano de 2018 trouxe boas notícias: foi verificado que a fábrica atingiu novos recordes de produção. Os marcos atingidos foram de 187.064 toneladas na MVC2 e de 173.513 toneladas na PVC2, superando números de 2015 e 2014, respectivamente.

Além de ser um dos pilares do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, onde conta com clientes como a Krona e a Cooplastic, a PVC AL marca presença na economia regional, fornecendo matéria-prima para indústrias de grande porte como a Araforros, de Arapiraca, referência nacional na fabricação de produtos em PVC para a construção civil. E também abastece a Tigre, em Recife, líder do mercado brasileiro em seu segmento e um dos destaques na América Latina.

“O crescimento ao longo dos anos demonstra a confiança no negócio do PVC, desde a ampliação da capaci dade das plantas antigas à construção estratégica da planta nova. E confiança também nas pessoas que aqui trabalham, que construíram esse sucesso ao longo dos anos. Temos profissionais que estão aqui desde o começo e que, nesses 30 anos, avançaram em suas carreiras, assim como nós evoluímos na qualidade das resinas e nossa capacidade produtiva”, ressaltou Márcio Barretto, gerente de Produção da PVC AL.

O diretor industrial da Braskem em Alagoas, Álvaro Almeida, também destacou o marco comemorativo. “A presença da Braskem ao longo desses 30 anos de existência da fábrica de PVC em Marechal Deodoro, reforça o compromisso da empresa para com o estado de Alagoas. Atuar com excelência em produtividade, gestão de saúde, segurança e meio ambiente e respeito às pessoas é uma demonstração clara de comprometimento com o desenvolvimento econômico e social do Estado. Além disso, buscamos de forma incessante, atrair novos investimentos que não só contribuam para desenvolver a cadeia produtiva, com o também agregar maior valor aos produtos aqui fabricados”, realçou.

 

Utilização da matéria-prima

A sigla MVC significa Monômero Cloreto de Vinila, a partir do qual é produzido o Policloreto de Vinila, o PVC. Esta resina, por sua vez, é matéria-prima de vasta utilização na cadeia do plástico, sendo utilizada desde obras de saneamento e infraestrutura (tubos, conexões, portas, janelas, esquadrias e telhas, entre outros) até a fabricação de brinquedos, calçados, móveis e produtos médicos, sem contar a vasta utilização nas indústrias automobilística e alimentícia. 

 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e M&eac ute;xico, esta última em parceria com a mexicana Idesa.