Geral

Bolsonaro sobre Monteiro na Petrobras: ‘Tem que falar com nosso Posto Ipiranga’

07/11/2018

O presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse na tarde desta quarta-feira, 7, que ainda não há um nome para ocupar a presidência da Petrobras em seu governo e que caberá a Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, a escolha.

Perguntado por jornalistas se Ivan Monteiro, que atualmente está à frente da estatal, permanecerá no cargo, Bolsonaro respondeu: “Não, não está previsto nada, não. Mas tem que falar com o nosso Posto Ipiranga, quem vai tratar desse assunto é o Paulo Guedes aí”. Bolsonaro fez a declaração ao deixar audiência no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apurou, a permanência de Ivan Monteiro na presidência da Petrobras tem defensores na equipe de transição de Bolsonaro, para a conclusão do acordo de revisão da cessão onerosa do pré-sal e para abrir caminho ao megaleilão das áreas excedentes que pode garantir R$ 100 bilhões.

O leilão da cessão onerosa é peça central na estratégia da equipe de Paulo Guedes para reduzir o déficit das contas públicas em 2019. Mas a assinatura do acordo ainda depende de aprovação de projeto de lei pelo Congresso e de negociação com o Tribunal de Contas da União (TCU) para a forma de registro no Orçamento da União das despesas com o pagamento à Petrobras.

Na semana passada, Ivan Monteiro se reuniu por três horas, no Rio de Janeiro, com Paulo Guedes. A reunião foi fora da Petrobras e um encontro formal deve ocorrer em breve.

Como diretor financeiro da Petrobras e depois no comando da companhia em substituição a Pedro Parente, Monteiro teve papel fundamental nas negociações para o acordo de revisão com o governo federal e que apontou que o Tesouro é devedor da estatal.

Autor: Teo Cury e Adriana Fernandes
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.