Geral

BC: atividade econômica no Norte cai 0,3% no trimestre finalizado em agosto

20/11/2018

A atividade econômica da região Norte recuou 0,3% no trimestre encerrado em agosto deste ano, ante o trimestre finalizado em maio, quando havia cedido 1,6%. A informação é do Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado nesta terça-feira, 20, em Belo Horizonte.

De acordo com o BC, “os principais indicadores econômicos evidenciaram, no trimestre encerrado em agosto, acomodação no recuo da atividade, ainda sob efeitos da paralisação do setor de transporte de cargas ocorrida em maio”.

Conforme o BC, as vendas do comércio varejista diminuíram de junho a agosto, após terem subido no trimestre anterior em função da antecipação de compras em meio ao temor com o desabastecimento.

A instituição pontuou ainda, no relatório, que a região Norte “possui estrutura menos dependente do transporte rodoviário, mas, ainda assim, refletiu tardiamente os efeitos do movimento” grevista.

O BC divulga hoje o Boletim Regional em Belo Horizonte, Minas Gerais. No documento, a análise da atividade nas regiões leva em conta os dados até agosto deste ano.

Na última sexta-feira, 16, o BC já havia divulgado seu Índice de Atividade (IBC-Br) referente a todo o País, em setembro, que indicou baixa de 0,09% ante agosto, na série ajustada. Em relação a setembro de 2017, houve alta de 0,72% pela série sem ajuste.

Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.