Artigos

Apóstolo Econômico

24/11/2018
Apóstolo Econômico

Escrevera o renomado economista  Roberto de Oliveira Campos ( 17.4.1917 / 9.10.2001): “É divertidíssima a esquizofrenia de artistas / intelectuais de esquerda: Admiram o socialismo de Fidel de Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo dar – bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. São filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola”. Por outro lado, sentenciou: “ O PT é um partido de trabalhadores que não trabalham (MST, por exemplo), estudantes que não estudam e intelectuais que  não pensam”. O Programa “ Mais Médicos” cubanos onde  no Convênio escondido não foram atendidas às exigências legais para o exercício da profissão  no Brasil.

Alguns fatos, encontram-se nas cento e quarenta e uma páginas do livro Roberto Campos – Um retrato pouco falado – de Olavo Luz, então secretário de comunicação do embaixador do Brasil na Inglaterra/ Estados Unidos.Obra recebida das mãos de seu neto Roberto Campos que irá chefia o Banco Central do Brasil no governo de  Jair Bolsonaro.Diga-se, de passagem, a equipe econômica tem a marca da Escola de Chicago capitaneada pelo economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda/ Planejamento.

No dizer de Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras: “ Era um paradigma socrático ? Um discípulo de Keynes? De Adam Smith, de Ricardo, de Maltheus?Ou de Stuart Mills? No vernáculo de sua ortodoxia, preferia intitular-se apenas um aluno de Eugênio Gudin e de Otávio Gouveia Bulhões, e um colega de José Guilherme Merquior e de Mário Henrique Simonsen”.

Dir-se.ia-a sem medo de errar.Apóstolo Econômico que pregou no deserto suas ideais feito João Batista. Contudo, ocupou por trinta e seis meses o cargo de ministro do Planejamento do general-presidente Castelo Branco. Dele se usufrui a criação do Banco Central do Brasil (31.12.1964), o Sistema Financeiro de Habitação e o FGTS. Elaboração do Estatuto da Terra, que quase termina fazendo a nossa Reforma Agrária; a reforma bancária e a Lei da remessa de Lucros, que regulamentaram o mercado de capitais; A Lei das Sociedades Anônimas, que bem poderia ter embasado o neocapitalismo brasileiro, bem como a unificação da Previdência Social.

Delfim Netto continua vivo e, portanto, dando lições aos governantes mesmo sem escutá-lo. Dissecou “ Bob Filds” com sua balizada reflexão. “ As previsões e prescrições de Roberto Campos são amplamente conhecidas e estão difundidas em livros, estudos, teses  doutorais e nos anais do Congresso Nacional, que ele habitou durante 16 anos”.

No Sumário, vê-se as Ressalvas e salvaguardas, Entre o amor e o ódio, O upgrade ao contrário, Nos salões da Casa Branca, A flecha e o alvo, A Corte de Saint James, Distração e concentração, Profecia e humor, O conflito das horas, Esquecimento e independência, A dor pelos amigos, Exageros e conteúdo, Impossibilidade biológica, Caso de polícia, Entusiasmo e impeachment, O Imposto Único, Banquete e PVC, As difíceis conquistas, O movimento pendular, A bala e a razão,  Contradição e vontade, Em busca do fardão, Posse apressada, A sete chaves, a Odisseia hospitar, Um passeio pelo corredor, Nova internação, A despedida, Elegância e afetividade, O nacionalismo de fins.