Geral

Solução para Irlanda seria ‘temporária e finita’, diz secretário do Brexit

09/10/2018

O secretário do Brexit do Reino Unido, Dominic Raab, afirmou nesta terça-feira ter deixado “muito claro” para a União Europeia que a solução emergencial (“backstop“) para evitar a instalação de controles físicos na fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte no caso de não haver acordo para a saída britânica seria apenas provisória.

“Fomos muito claros que a solução emergencial teria de ser uma ponte temporária e finita para a futura relação (entre Londres e Bruxelas) que suplantaria a necessidade por qualquer regime permanente” entre os dois países irlandeses, assegurou Raab em depoimento ao Parlamento. “É claro que não pode ser certo ter qualquer distinção em termos de regulação alfandegária para uma parte ou outra do Reino Unido, porque vamos em frente como um só.”

Ele explicou ainda o trâmite que seria seguido se as autoridades britânicas e europeias alcançarem um acordo em todas as áreas pendentes. “Teremos um período em que os documentos serão submetidos (aos parlamentares) e haverá uma votação significativa. Após isso, (se aprovada) a legislação implementando o acordo de retirada será introduzida”, pontuou, sem, contudo, esclarecer o tempo que cada etapa exigiria.

Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.