Alagoas

Sistema Socioeducativo realiza primeira audiência por videoconferência em Alagoas

11/10/2018
Sistema Socioeducativo realiza primeira audiência por videoconferência em Alagoas

O Sistema Socioeducativo de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (11), a primeira audiência por videoconferência do Estado. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Poder Judiciário, o Ministério Público de Alagoas e a Defensoria Pública do Estado.

Esse recurso dará celeridade às audiências da Justiça e auxiliará no fortalecimento da segurança do sistema. “Além disso, estaremos garantindo uma maior segurança para o sistema socioeducativo, uma vez que não precisaremos mais expor os nossos socioeducandos e agentes socioeducativos ao risco do deslocamento”, garantiu a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

A sala de videoconferência foi instalada dentro do Complexo de Unidades de Internação Socioeducativa e conta com uma tecnologia de um sistema do próprio Tribunal de Justiça de Alagoas, que já funciona em unidades do Sistema Prisional alagoano. Além disso, ela é fruto de um projeto que, segundo a secretária Executiva de Gestão Interna da Seprev, Juliana Barros, irá possibilitar a diminuição dos custos com o deslocamento dos adolescentes para participar das audiências.

“Haverá uma economia com a logística utilizada no deslocamento dos adolescentes, como veículo e agentes para fazer a escolta. A medida trará benefícios, inclusive financeiros, para o Executivo e o Judiciário”, destacou Juliana Barros.

A primeira audiência por videoconferência do Sistema Socioeducativo de Alagoas contou com a participação do defensor Público, Fábio Passos, a promotora de Justiça, Alexandra Beurlen, e o juiz da 1ª Vara da Infância da Capital, o juiz João Paulo Martins. A iniciativa contou ainda com apoio e dedicação do Corregedor-Geral de Justiça, o desembargador Paulo Barros da Silva Lima.