Geral

Ryanair recebe críticas por episódio de racismo em voo entre Barcelona e Londres

23/10/2018

A Ryanair, empresa aérea de baixo custo, foi bombardeada nesta segunda-feira, 22, por críticas pelo modo como lidou com um caso de racismo em um voo de Barcelona a Londres. Um vídeo que se tornou viral na internet mostra um homem branco insultando uma senhora negra. As imagens foram feitas por outro passageiro, David Lawrence, antes de o voo decolar.

O vídeo foi visto mais de 4,6 milhões de vezes. Nas imagens, um homem – ainda não identificado -, sentado à janela, ofende Delsie Gayle, de 77 anos, uma senhora negra, sentada no corredor. Ele exige que ela mude de lugar. Delsie é chamada de “preta, feia e imbecil”. Em determinado momento, o agressor grita: “Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida”.

A partir daí, começam os problemas da Ryanair. Em vez de retirar o agressor do voo e entregar o caso às autoridades espanholas, os comissários simplesmente trocaram Delsie de lugar, mesmo sob protestos de outros passageiros. Agora, clientes e até deputados britânicos ameaçam boicotar a companhia aérea.

Para tentar salvar sua imagem, a Ryanair disse que “não tolerará comportamento inadequado”. O caso está sendo investigado pelas polícias espanhola e britânica. Ao “Huffington Post”, a filha de Delsie disse que a confusão começou porque sua mãe tem artrite e demorou para dar espaço para que o homem pudesse chegar ao seu assento. Fonte: Associated Press.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.