Geral

Márquez abandona após acidente e Viñales vence 1ª na temporada na MotoGP

28/10/2018

O espanhol Maverick Viñales encerrou um longo jejum e voltou a vencer na MotoGP neste domingo. Na etapa da Austrália, a antepenúltima do calendário, o piloto da Movistar Yamaha aproveitou o abandono do já campeão Marc Márquez para cruzar a linha de chegada em primeiro e triunfar apenas pela primeira vez nesta temporada.

Já eram 29 provas sem vitórias de Viñales, desde a etapa da França no ano passado. Mas, neste domingo, ele completou o percurso em 40min51s081 e encerrou também um longo jejum da Yamaha, que não conquistava qualquer triunfo na MotoGP há 25 corridas, desde que Valentino Rossi terminou em primeiro na Holanda em junho do ano passado.

O resultado, porém, só foi possível graças ao acidente sofrido por Marc Márquez. Na 22.ª volta da prova, o campeão da temporada foi tocado por trás por Johann Zarco, que sofreu uma queda assustadora a mais de 300km/h. O espanhol até conseguiu manter o controle, mas sua moto sofreu danos na suspensão traseira e ele precisou abandonar.

Sem Márquez, Viñales, que havia largado em segundo, não teve maiores dificuldades para terminar em primeiro. Ele chegou a abrir quatro segundos de vantagem na liderança, diminuiu o ritmo na parte final da prova e acabou com liderança de um segundo e meio.

A segunda colocação ficou com o italiano Andrea Iannone, que superou uma verdadeira batalha com seu compatriota Andrea Dovizioso, terceiro lugar, pela vice-liderança. Os espanhóis Alvaro Bautista e Alex Rins terminaram em quarto e quinto, respectivamente.

O multicampeão Valentino Rossi mais uma vez encontrou muitas dificuldades e completou sua sexta prova consecutiva sem ir ao pódio, terminando apenas em sexto. Jack Miller, Franco Morbidelli, Aleix Espargaró e Bradley Smith completaram os dez primeiros colocados.

A liderança e o título da temporada já estão assegurados por Marc Márquez, que soma 296 pontos, 86 de vantagem para o segundo colocado Andrea Dovizioso. Rossi ainda é o terceiro, com 195, enquanto Viñales aparece na sequência, com 180. A penúltima etapa da MotoGP em 2018 será disputada em quatro de novembro, em Sepang, na Malásia.

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.