Geral

Inscrições abertas para o 4º Fórum Regional da Indústria do Plástico

15/10/2018

Estão abertas as inscrições para o 4º Fórum Regional da Indústria do Plástico, que acontece no próximo dia 08 de novembro, das 9h às 12h, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió. O evento é promovido pelas instituições da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP), com objetivo de mobilizar a sociedade em torno da discussão sobre economia circular, tendências para o crescimento do setor e seu impacto na economia.

O fórum será aberto ao público e os participantes podem contribuir doando uma lata ou pacote leite. O alimento será doado a instituições de caridade. As inscrições já podem ser feitas no site www.sindicatodaindustria.com.br/sinplastal e a programação inclui três palest ras. O doutor em Engenharia da Produção pela USP e superintendente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Ablipast), Paulo Teixeira, abordará o tema Economia Circular. Já a coordenadora executiva do Programa Socioambiental Tampinha Legal, Simara Souza, falará sobre a iniciativa, de caráter educativo, que propõe ações que fomentem e incentivem a coleta e reciclagem de tampas de plástico.

Na palestra de encerramento, o diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Jaime Lorandi, discorrerá sobre “A solução do plástico”. O presidente do Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sindplastal), Gilvan Leite, ressalta que esta edição do fórum tem um foco diferente, se comparada às anteriores. “Nós já discutimos muito as questões relacionadas à tecnologia, inovação e cenários econômicos. Agora, vamos abordar o aspecto social do plástico, os benefícios que ele traz para o ambiente e para as pessoas, desde o bem-estar, como na fabricação de brinquedos para crianças, à saúde, com o matéria-prima de equipamentos hospitalares”, comenta o dirigente sindical.

O gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, reitera a importância de se dar visibilidade a aspectos do plástico pouco difundidos na sociedade. “Hoje se tem uma percepção muito focada em alguns produtos, que de certa forma acabam afetando a imagem do plástico como um todo, mas é preciso entender a importância da utilização do plástico na medicina, conservação de alimentos, agricultura, mobilidade urbana, higiene pessoal, entre outros aspectos fundamentais para a saúde, longevidade e qualidade de vida das pessoas”, observa.

Sobre a CPQP

Fundada em 2003, a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico é formada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Braskem, Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast) e Sebrae em Alagoas. Atualmente, esse segmento possui cerca de 80 empresas distribuídas em 27 atividades econômicas, com prevalência na fabricação de produtos de material plástico, borracha e produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos. Ao todo, a CPQP gera 3.500 empregos diretos e tem uma participação industrial de 13,87% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EU A, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.