Geral

Ifal Palmeira leva medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

23/10/2018
Ifal Palmeira leva medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)

Os alunos Vitória Lopes (Edificações), José Ferreira e Maria Glauciane Mendonça (ambos de Informática), acompanhados da professora Flora Pidner, estiveram de 19 a 21 de outubro em Brasília para participar da final da IV Olimpíada Geo-Brasil (OGB – 2018). A disputa engloba duas outras competições: a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). No total, o campus Palmeira garantiu quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze na OBG e mais uma de bronze na OBCT.

A experiência foi algo novo para a professora Flora que viu na competição uma forma de realizar troca de conhecimentos com outros docentes da área. Para ela, este resultado é fruto de uma articulação com a professora de Geografia, Diana de Souza. “Este ano, eu e ela fizemos um trabalho de incentivo para que os alunos participassem da OGB. Acho que o interesse deles para ver o mundo além do lugar-comum, impulsiona-os e a olimpíada traz isso: conhecer pessoas, trocar experiências”, relata Flora.

Palestras, atividades em grupo, provas… Tudo isso fez parte da programação da OGB deste ano. O grupo aproveitou ainda a oportunidade para fazer um turismo cultural pela capital federal, perpassando pontos como: Museu Nacional e o Centro Cultural de Brasília (CCB).

Especialista quando o assunto é olimpíadas do conhecimento, José Ferreira (medalha de ouro OBG) ressalta a importância de sair dos muros da instituição e desbravar novos lugares e oportunidades.

Sou extremamente grato a tudo que o Ifal tem feito na minha formação. Lembro-me de um professor daqui do Instituto que sempre falava da necessidade de construir o currículo já no ensino médio e não deixar apenas para construí-lo na faculdade. Tendo esta experiência, a partir do momento que entramos na faculdade, isso facilita a vida acadêmica”, diz o aluno que já participou de três edições da Erbase, duas da ONHB; além de ser medalhista em competições como a Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM).

Para estudantes e professora, o momento mais marcante, sem dúvidas, foi o vivenciado durante a premiação. “Houve um certo nervosismo, a gente achava que não conseguiria, mas Flora a todo tempo esteve confiante”, conta José. “Ficamos muito emocionados com a entrega das medalhas. Foi algo satisfatório. É bom ver esse envolvimento deles”, completa a docente.

Medalhistas:

Vitória Lopes – 2º ano de Edificações (bronze: OBCT e prata: OBG)

Maria Glauciane Mendonça – 4º ano de Informática (bronze OBG)

José Ferreira – 4º ano de Informática (ouro OBG)