Geral

Hemoal inicia atendimento às 9 horas nesta terça (23)

23/10/2018
Hemoal inicia atendimento às 9 horas nesta terça (23)

O atendimento no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para consultas e doação de sangue, que diariamente é iniciado às 7 horas, nesta terça-feira (23) só irá começar às 9h. O motivo é a realização de uma manutenção na rede elétrica e a substituição do gerador do órgão, que apresentou uma falha e deve ser substituído imediatamente.

Isso porque, por atuar no atendimento de urgência e emergência a pacientes hematológicos, além de armazenar sangue para atender hospitais e maternidades, o Hemoal não pode funcionar sem um gerador de retaguarda. Uma realidade que se deve ao fato de, em caso da suspensão da energia elétrica da concessionária pública, o gerador deve ser acionado imediatamente, sem apresentar falhas e interrupções.

“Como o gerador de nossa unidade apresentou falhas, faremos a substituição nas primeiras horas desta terça-feira, para minimizarmos os transtornos. Um serviço que não pode ser realizado em outra oportunidade, sob pena de colocarmos em risco a integridade de nossos pacientes, bem como, corrermos o risco de perdermos o sangue já coletado”, explicou o assessor administrativo do órgão, Saniel Maciel.

Ele explicou que uma unidade de saúde como o Hemoal trabalha sob o parâmetro de um plano de contingência. Desse modo, quando qualquer equipamento acende a luz amarela, ele deve ser consertado ou substituído imediatamente, evitando que pare de funcionar no momento em que é utilizado, sob pena de comprometer o funcionamento adequado da instituição.

Liberação de Sangue – Saniel Maciel assegurou, entretanto, que durante a substituição do gerador, os servidores do Hemoal estarão atuando internamente em suas funções. Com isso, o Núcleo de Dispensação de Sangue irá atuar normalmente, visando atender as solicitações que venham a ser realizadas pelas unidades de saúde, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE).