Geral

Governo de Palmeira inova e insere novos itens na merenda escolar

04/10/2018
Governo de Palmeira inova e insere novos itens na merenda escolar
O prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Agricultura Manuella Barbosa se reuniram na manhã desta quarta-feira (3) com produtores da agricultura familiar, que integram o grupo da Alimentação Escolar. O objetivo foi inserir novos produtos na merenda dos estudantes da rede municipal de ensino público, que beneficia aproximadamente 15 mil crianças, professores, trabalhadores da Educação e transportadores escolares.
Os novos produtos a serem inseridos são o mel, a manteiga do sertão, os queijos coalho e de manteiga, castanha, caju, doces caseiros, filé da Tilápia, camarão, codorna desossada e o ovo de codorna. Serão inseridas também as bebidas lácteas tipo iogurte, achocolatado e o suco Tampico. Todos os produtos são  produzidos em Palmeira dos Índios.
Os produtores Zé Bala e Edson da Galinha têm 75 agricultores associados à cadeia produtiva do ovo e da Galinha Caipira na comunidade Uruçu. Eles fazem parte do grupo que produzem e vendem os produtos para a alimentação escolar. Na comunidade Olho D’água do Bonifácio, 25 boleiras associadas também vendem produtos para a prefeitura. “Produzimos e, graças a Deus, vendemos tudo para a prefeitura. O processo de pagamento é ágil, pois em 72 horas o dinheiro já está na nossa conta”, falou Edson da Galinha, em nome dos produtores.
O prefeito Júlio Cezar disse que Palmeira dos Índios tem uma experiência inovadora na aquisição da alimentação escolar. “A inovação da nossa gestão é que 70% dos produtos que compramos para a alimentação escolar vêm da agricultura familiar. Os agricultores produzem e a prefeitura garante a compra dos produtos. O processo de pagamento é também inovador. Após a entrega, todos recebem o pagamento em até três dias. Costumo dizer que a agricultura forte é que faz uma cidade forte. Se a agricultura estiver fraca, a cidade também estará fraca”, finalizou o prefeito.
Acompanharam também a reunião, o secretário municipal da Defesa Civil Flávio Emílio, articulador comunitário Gilberto Santos e produtores rurais do município.