Geral

Exposições temporárias ocupam equipamentos culturais da Secult

17/10/2018
Exposições temporárias ocupam equipamentos culturais da Secult

Incentivando e implantando atividades que visam dar uma maior visibilidade a cultura alagoana, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) lança todos os anos editais que buscam descobrir novos talentos e fomentar a arte no estado. É o caso dos editais de Exposições Temporárias e o Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas, que recentemente selecionaram mostras que vêm ocupando os espaços de equipamentos culturais da Secult, oferecendo assim novas opções de lazer ao público alagoano.

Durante os meses de outubro e novembro, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e o Complexo Cultural Teatro Deodoro, abrigam exposições que vêm atraindo um público variado.

Para a secretária de cultura, Mellina Freitas, ocupar os espaços disponibilizados pelo Estado é uma forma de atrair o alagoano para conhecer a sua história e revelar novos talentos. “Buscamos sempre incentivar os artistas alagoanos, as pessoas que fazem arte, procuramos apoiar todos os segmentos culturais, sem exceção. Temos investido em artistas e nos equipamentos por acreditarmos que a cultura é para todos e que sem ela não há futuro”, destacou a titular da pasta.

 

Confira as exposições e onde visita-las:

“Composição do Reino Vegetal” no Mupa

Decorrente do Edital de Seleção de Exposições Temporárias 2018, nos Espaços Expositivos da SECULT, a exposição fotográfica “Composições do Reino Vegetal” está aberta ao público no hall do Museu Palácio Floriano Peixoto (mupa). A amostra, que é composta por 26 fotografias inéditas da autoria do arquiteto e artista visual Pablo De Luca, pode ser conferida pelo público até o dia 23 de outubro.

O Mupa está localizado na Praça dos Martírios s/n, no bairro Centro da cidade de Maceió. A visitação da exposição é livre e gratuita e estará aberta de segunda a sexta-feira de 9 às 16h.

 

“Através do A(mar)” no Misa

Também selecionada por meio do último edital de Exposições Temporárias, a mostra “Através do A(mar)”, da arquiteta Simone de Freitas Correia, apresenta o retrato, de forma contemporânea e desconstruída, das paisagens da capital alagoana, Maceió. Esta é primeira exposição individual da artista, que fica aberta ao público até o dia 26 de outubro.

O Misa fica localizado na R. Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá, e está aberto para visitação de 8h às 17h. Mais informações: (82) 3315-7882

 

Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas no Complexo Cultural Teatro Deodoro

A galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro recebeu obras que oferecem uma visão ampla da produção visual brasileira contemporânea. É o IV SACA – Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas, que reúne 40 artistas selecionados e convidados de vários estados do País e três convidados estrangeiros, num grande salão de artes visuais. Até o dia 03 de novembro, será possível ver de perto trabalhos que trafegam por diferentes mídias, linguagens, materiais e suportes como: pintura, escultura, instalações, desenhos, vídeo-arte e fotografia.

O Complexo Cultural Teatro Deodoro está localizado na Rua Barão de Maceió, S/N (Praça Marechal Deodoro), e está aberto para visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h; às quartas, das 8h às 20h; e domingos e feriados, das 14h às 17h. Mais informações: (82) 3315.5656.