Variedades

Elza Soares apresentou poucos mas decisivos conselhos para o musical

15/10/2018

Larissa Luz sempre gostou de brincar com a versatilidade de sua voz. Desde que iniciou a carreira à frente do grupo Ara Ketu, o qual deixou em 2012 para começar uma trajetória solo, ela ouvia de amigos o comentário que sua forma de cantar lembrava, algumas vezes, o de Elza Soares. “Eles notavam o tom rasgado. Confesso que nunca tinha tentado fazer com essa intenção, mas, quando começou o projeto do musical, aí experimentei mesmo”, conta Larissa, cuja atuação impressiona pela beleza plástica.

Única atriz confirmada para o espetáculo (as outras seis passaram por teste de seleção), Larissa assistiu a vários vídeos para identificar o estilo de Elza, mas evitando a imitação. “Fui fundo, até a raiz de cada movimento, para não parecer artificial”, explica. “Meu personagem nasceu partindo da verdade, pois eu queria entender porque Elza faz determinado gesto ou emite aquele rasgado. E, à medida em que me aprofundava, eu me tornava ainda mais sua fã. Eu desconhecia seus dramas e suas superações, por isso me impressionei com a forma com que ela passava por cima dos problemas para gravar discos, mantendo um sorriso intacto, ganhando prêmios. Percebi que, perto dela, meus problemas não eram nada.”

Para a construção de um musical tão delicado, era normal que pipocassem dúvidas. Todos os envolvidos na produção, em algum momento, procuram por Elza. Larissa foi com as outras seis atrizes à sua casa. “Foi emocionante, ela queria saber de tudo. Logo notamos que sua história é a de uma mulher vitoriosa, apesar da trajetória triste.” Foi essa, aliás, a solicitação feita por Elza ao dramaturgo Vinicius Calderoni, quando conversaram, em fevereiro.

“Ela fez um pedido em alto e bom som: Todo mundo quando fala de mim diz que minha vida é trágica, coitada da Elza… Não quero que me façam trágica, sou alegre, sou debochada, sou chanchada”, relembra. “Isso foi um norte fundamental: era inevitável não falar das muitas quedas e perdas ao longo de sua trajetória, mas sempre buscando o equilíbrio de não deixar de fora a profunda alegria de Elza, uma pulsão de vida que nunca para de jorrar. Isso começou a moldar uma construção dramatúrgica: como falar de dor e perda sem ser lacrimoso e sentimentalista? Como falar de alegria e pulsão de vida sem ser leviano com as tragédias? Fui percebendo que a vida de Elza, pêndulo permanente, era a resposta.”

Para Duda Maia, o que mais chamou atenção foi o temor inicial de Elza de que não haveria intérpretes masculinos. “Há três seres que ainda são muito importantes para ela: o pai, Garrincha e São Jorge, para quem ela sempre pede a bênção antes de pisar num palco”, conta a diretora, que inicia o espetáculo justamente com uma das atrizes rogando proteção ao santo. “A história sofrida do pai, que ainda a comove, foi mantida, assim como sua relação com Garrincha é tratada em um bloco inteiro.” Duda conta que, ao saber da existência desses trechos, Elza se tranquilizou.

Para escrever seu roteiro, Vinicius Calderoni pesquisou inúmeras entrevistas de Elza, das quais selecionou frases lapidares – apenas uma, ele ouviu da própria cantora: “O silêncio é barulhento”. O dramaturgo também consultou obras de mulheres cujas trajetórias se assemelham, de alguma forma, à da cantora, como Angela Davis, Conceição Evaristo, Maya Angelou, Carolina de Jesus, bell hooks (assim mesmo, com letras diminutas) e Djamila Ribeiro, entre outras. “Elza é sobre todas as mulheres negras deste País se encontrando dentro da garganta de Elza. Ela se tornou, assim, um veículo de outras grandes mulheres negras, anônimas ou célebres.”

Ele também ouviu propostas das atrizes. “Quando o assunto recaiu sobre o racismo, não tinha o menor cabimento eu querer escrever a respeito, razão pela qual pedi a elas que fizessem uma proposta dramatúrgica a partir de suas próprias experiências e que eu ajudaria a alinhavar. Assim foi e foi riquíssimo.”

Também emocionante é o momento em que Caetano Veloso convence Elza a gravar com ele a canção Língua em seu disco Velô (1984). “Caetano demove uma Elza circunstancialmente desanimada de encerrar sua carreira precocemente. É um acontecimento central na vida dela, um gesto generoso e, acima de tudo, lúcido.”

Elza vai rever o musical

A cantora, que assistiu ao espetáculo no Rio, pretende revê-lo no dia 19, no Sesc Pinheiros. Emocionada na primeira vez, ela disse à diretora Duda Maia: “No fim, até valeu a pena ter vivido momentos tão difíceis para ver isso em cena de forma tão bonita”.

Autor: Ubiratan Brasil
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.