Alagoas

Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública em Alagoas é tema de Seminário

19/10/2018

O Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas (Conseg/AL) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/AL) irão promover nos dias 8 e 9 de novembro, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), o Seminário “Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas”.

O evento, que contará com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, possui como principal propósito gerar reflexão nos profissionais das diversas forças de Segurança Pública, autoridades civis, militares e sociedade civil sobre as ferramentas estratégicas de integração nacional que podem ser utilizadas no combate e prevenção da violência, conforme prevê o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Com as novas regras, previstas pela Lei 13.675, de 11 de junho de 2018, os órgãos de Segurança Pública – polícias civil, militar e federal, guardas municipais – serão integrados para atuar de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.  Como já acontece na área de saúde, esses órgãos vão realizar operações conjuntas.

“Políticas nacionais de segurança pública no âmbito municipal e estadual, proporcionam uma sensação de segurança e enfatiza o principal objetivo do nosso Estado, que é a redução da taxa de mortalidade com o combate a criminalidade. O seminário será de extrema importância para discutimos como se pode enfrentar o crime organizado, quais os seus reflexos, quais as experiências da força de segurança no combate ao crime, para deste modo traçarmos um planejamento estratégico”, salienta o vice presidente do Conseg e presidente do Detran/AL, Antonio Carlos Gouveia.

O evento contará com a realização de palestras e painéis com especialistas da área,  com a entrega de certificado de 20h. Será aberto ao público, com vagas limitadas, sendo necessária a inscrição prévia pelo link https://bit.ly/2Cgg3o5, onde a programação completa do seminário poderá ser conferida.