Geral

Associação Nacional de Transporte Público capacita empresas sobre cálculo tarifário de transporte em Maceió

31/10/2018
Associação Nacional de Transporte Público capacita empresas sobre cálculo tarifário de transporte em Maceió

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e a Federação das Empresas de Transporte Alagoas e Sergipe (FETRALSE), realizaram nos dias 24 e 25 de outubro, em Maceió, o curso de cálculo tarifário para transportes públicos. A capacitação trouxe o método mais utilizado pelas empresas brasileiras para calcular tarifa de transporte público e teve como objetivo principal levar as empresas dos dois estados, as fórmulas e planilhas do custo do serviço de transporte público por ônibus.

O curso foi ministrado pelo superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani (Branco), que capacitou e preparou cerca de 70 colaboradores das empresas de transporte coletivo de Maceió e Aracaju, as Superintendências Municipais de Transporte e Transito – SMTT. Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas participaram do evento e também foram apresentados a planilha de cálculo tarifário.

Os sistemas de transporte do Brasil, em sua maioria, se baseiam através do cálculo da tarifa da planilha do Grupo de Estudos para a Integração da Política de Transportes – GEPOT, mas este método vem perdendo a sua aplicabilidade por conta de diversos itens que não estavam sendo considerados, como tecnologia, bilhetagem eletrônica e GPS, por exemplo, que atualmente fazem parte da modernização do sistema.

De acordo com Alberto Almeida, presidente da Fetralse, o curso serve para capacitar e esclarecer aos gestores e órgãos públicos sobre os custos do sistema de transporte público, e o quanto eles interferem diretamente no reajuste de tarifa.

“A ANTP agora traz uma planilha que contempla todos os itens para a operação do sistema, o que é uma forma atualizada de se calcular o custo do sistema de transporte abrangendo, de fato, em uma única planilha todos os itens que o compõem. Para as entidades que controlam e fiscalizam o serviço e realizam o cálculo o custo do sistema tarifário que, por si só já é complexo, essa planilha ficou muito mais simples de se entender. Agora, junto às empresas, eles sabem como chegar ao valor assertivo da tarifa e alimentar estudos necessários para realização das licitações.”, destacou o presidente da Fetralse.

Antônio Moura, superintendente da SMTT Maceió, falou sobre a importância de o órgão municipal fiscalizador ser capacitado e estar por dentro do novo método de cálculo tarifário para o sistema.

“Nós vimos como bons olhos a nossa participação, no sentindo de nós atualizarmos sobre a questão tarifária, quando a gente se refere a transporte público é algo que parece simples, mas não é, requer uma série de fatores para chegar a uma tarifa que vai repercutir na sociedade. O maior interessado é um passageiro, então essa tarifa e, o cálculo tem que ser com muito cuidado, já que diversos fatores que influenciam no aumento e também na redução de passageiros para o transporte clandestino.”, afirmou.

Para o representante da SMTT, o momento também foi importante para falar sobre o combate ao transporte clandestino. “Nós estamos diariamente fazendo fiscalizações contra o transporte clandestino, mas é importante a união de forças, inclusive estaduais, para combater o clandestino de forma efetiva, já que o problema afeta diretamente no preço da tarifa.”, afirmou Moura.