Geral

Rússia culpa Israel por aeronave abatida por sistemas de defesa da Síria

18/09/2018
Rússia culpa Israel por aeronave abatida por sistemas de defesa da Síria

A Rússia culpou Israel nesta terça-feira pela perda de uma de suas aeronaves de reconhecimento, abatida durante a madrugada pelos sistemas de defesa antiaérea sírios, turbinando as tensões entre Moscou e Tel-Aviv, duas partes que, até agora, evitaram um conflito direto na Síria.

Um porta-voz do Ministério de Defesa russo disse que o modelo Ilyushin-20 de design soviético foi derrubado pelos sistemas de defesa S-200 à medida que Damasco tentava se defender de ofensivas de quatro jatos F-16 sobre alvos do regime de Bashar Al-Assad.

Sergei Shoigu, que é ministro de Defesa da Rússia, falou com seu homólogo israelense, Avigdor Lieberman, após o abatimento da aeronave e advertiu-o sobre como Moscou “se reserva o direito de tomar medidas para responder”, de acordo com informações da pasta.

A perda de um avião poderia potencialmente desestabilizar a situação em torno da Síria. Israel lançou uma série de ataques contra alvos iranianos em território sírio antes, mas trabalhou com a Rússia para comunicar suas respectivas operações militares.

O porta-voz russo General Igor Konashenkov disse que Israel informou Moscou sobre o ataque iminente por uma linha compartilhada menos de um minuto antes da sua realização, tornando impossível para o comando russo retirar seus aviões de áreas potencialmente perigosas. “Como resultado das ações militares israelenses irresponsáveis, 15 oficiais russos morreram”, disse Konashenkov. (Dow Jones Newswires)

Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.