Geral

Prefeitura de Palmeira vai ouvir cidadãos no Orçamento Participativo de 2019

20/09/2018
Prefeitura de Palmeira vai ouvir cidadãos no Orçamento Participativo de 2019

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, busca ouvir a população palmeirense no processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA 2019). Este ano, a população ganhou novas formas de participar e pode opinar para o que deve ser feito com o orçamento de 2019. Uma delas é a audiência púbica, que acontecerá na sexta-feira (21), às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores. O palmeirense terá a oportunidade de indicar quais ações devem ser prioridade no bairro em que vive e que poderão fazer parte do orçamento do próximo ano.

A população participa com indicações de ações e, depois de eleitas pela Audiência Pública, serão analisadas por técnicos da prefeitura. Aquelas que forem priorizadas passarão a compor o quadro de prioridades da Lei Orçamentária para 2019, que será encaminhada à Câmara Municipal no final do mês.  Além da audiência, que acontecerá na Câmara, este ano a novidade tem sido as outras formas de participação do cidadão. Uma delas é a Audiência Pública Eletrônica, onde o cidadão pode participar online, através do site da prefeitura.

Outro canal estabelecido tem sido um número de whatsapp, rede social de maior alcance, onde a população também pode enviar sugestões. Além desses, equipes da Secretaria de Planejamento têm feito abordagens aos cidadãos, por meio de uma tenda instalada no Centro da cidade, onde as pessoas que passam pelo local também podem participar e deixar sua contribuição. “Desde o início da semana e, até o próximo dia 22 de setembro, os palmeirenses podem participar por meio de todas essas formas, criadas para aproximar o cidadão do debate do orçamento, seja participando da audiência na Câmara, ou em nossa tenda no Centro da cidade, ou mesmo de forma eletrônica pelo site ou redes sociais. A proposta é realizar uma espécie de audiência contínua durante todo o período, que permita a participação do maior número possível de palmeirenses, otimizando tempo e minimizando custos para o cidadão”, explicou o secretário municipal de Planejamento Adalberon Sá.

Ainda segundo o secretário, todas as formas de ouvir o cidadão têm facilitado a participação dos palmeirenses. Segundo ele, por dia, são centenas de contribuições recebidas, o que tem fortalecido o vínculo entre o governo e o cidadão. Para o prefeito Júlio Cezar, os novos formatos de ouvir a população permitem que mais pessoas possam participar da discussão para fazer de Palmeira uma cidade melhor para viver e trabalhar. “Com isso, aperfeiçoamos o nosso canal de comunicação com o cidadão, facilitando para quem não podia ir às audiências por falta de tempo, dando mais celeridade ao processo de construção e abrindo para um número maior de sugestões. O Governo do Povo constrói os destinos da cidade ouvindo a sociedade. Só assim é que podemos concentrar nossas ações naquilo que de fato cause impacto positivamente na vida das pessoas, porque é lá onde elas moram. Somente o morador é quem sabe o que a sua comunidade mais precisa”, finalizou o prefeito.

O cidadão pode participar por meio eletrônico, pelo Portal da Prefeitura de Palmeira dos Índios: www.palmeiradosindios.al.gov.br e também pelo Whatsapp 99696.4101, assim como na tenda, na Praça Moreno Brandão, no Centro da Cidade, até o próximo sábado (22).